Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

sábado, 29 de maio de 2010

Sacoleiras do saber (péssimo título!)

¡Hola, amigos! ( ^_^, aulas de Espanhol). Hoje vou falar sobre minhas aquisições culturais num evento pelo qual eu esperava há tempos: a Feira do Livro em minha cidade, que aconteceu há pouco mais de um mês. Vamos lá:
* Minimanual de Física e Minidicionário de Espanhol: Livros de bolso são sempre mais em conta, práticos e muito úteis.
* A Cidade e as Serras: Pura necessidade de vestibulanda. Adoro ler,e estou ansiosa para começar a descobrir o estilo de Eça de Queirós. Só ainda não comecei a leitura porque estou acabando um livro ótimo sobre o Leo Da Vinci.
* Iracema: Outra leitura compulsória, mas certamente prazerosa. Tenho já um longo caso de admiração por José de Alencar (a primeira página de “O Guarani” é tão linda que me tirou o fôlego). Romântico absoluto, criou uma identidade cultural valorizando o índio e criando tramas heróicas com eles.
* A Dama das Camélias: Não, esse livro não comprei porque tenho que ler, mas sim porque amo fazer comparações entre filmes e as obras nas quais eles foram inspirados. Como assisti recentemente à Dama das Camélias, de 1937, com Greta Garbo, decidi ler o original de Alexandre Dumas Filho para ver quão fiel é o filme (mas só vou poder quando estiver com bastante tempo livre).
* E, finalmente, um achado: Lembranças de Hollywood, de Dulce Damasceno de Brito: A cinéfila aqui ficou babando no stand, até que um belo e educado cavalheiro disse que eu poderia sentar em uma poltrona e folhear o livro. No dia seguinte, mamãe comprou-o para mim. O preço era uma pechincha, inacreditável: apenas 18 reais. É um livro meio autobiográfico, de memórias, em que a autora descreve seus encontros com os maiores astros e estrelas das décadas de 40 a 60, quando era correspondente da revista ”O Cruzeiro”, além de trazer uma pequena biografia de cada um. De ótima qualidade, as imagens são deslumbrantes.

Além disso, minha mãe, uma santa criatura, enquanto eu estava a aula, foi à feira e aproveitou uma promoção, assinando Superinteressante e Aventuras na História para nós. Ela soube bem como agradar a todos! Já estamos lendo! Por fim, vi um ensaio filosófico (Carta sobre os cegos para uso daqueles que veem/ Carta sobre os surdos-mudos para uso daqueles que falam e escutam, e Diderot) que meu professor de História havia falado há mais de um ano. No dia seguinte dei a dica ara ele, que ficou surpreso e felicíssimo, já indo correndo comprar (pronto, fiz minha boa ação do mês).

Beijos nerds e até o feriado (yes!)
Lê :D

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...