} Crítica Retrô: 10 razões para admirar James Cagney

Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

Saturday, August 11, 2012

10 razões para admirar James Cagney

Se eu aprendi alguma coisa lendo blogs sobre cinema clássico, é que um dos atores mais admirados por essa nova geração de cinéfilos é James Cagney. Blogueiros de ambos os sexos, de diveros lugares e realidades compartilham a admiração por este grande ator. Em várias ocasiões eu já mencionei que Cagney é meu ator favorito e, se você ainda não o aprecia devidamente, aqui estão alguns motivos para acreditar que você está perdendo tempo...

1-    Muita gente importante o considera o melhor ator: Não sou só eu que defendo o talento deste ator. Gente do calibre de Orson Welles, Stanley Kubrick, Marlon Brando e Clint Eastwood também consideram-no o melhor. Dizem que Winston Churchill também era seu fã. Estou bem acompanhada em minha opinião.
2-  Ele era O gangster: Nas telas ele interpretou os maiores exemplos de gangsters americanos. E não foi só durante a Lei Seca e a Grande Depressão. Em 1949 ele voltou a viver um fora da lei à moda antiga em “Fúria Sanguinária / White Heat” e se mostrou excelente como na década de 1930. Sua influência foi tamanha que George Raft, outro importante intérprete de gangsters, homenageou-o em “Quanto mais Quente Melhor / Some Like it Hot” (1959), repetindo a cena icônica de Cagney em que ele espreme um grapefruit na cara de um desafeto. 
3-    Ele era mesmo durão: Durante a gravação da sequência-título de “A Canção da Vitória / Yankee Doodle Dandy” (1942), James quebrou uma costela... e continuou dançando! Além disso, na década de 1940, quando era presidente do Sindicato dos Atores, foi ameaçado de morte pela máfia. A tragédia só não aconteceu porque George Raft impediu.
4-    Ele não era nenhum modelo de beleza: Clark Gable era. E olhe que hoje ele não seria considerado um homem atraente! Pois bem, James Cagney não era considerado bonito naquela época e nem hoje pela maioria das pessoas, mas provou que talento é mais importante que beleza.
5-  Ele era versátil: No cinema, Jimmy fez com a mesma maestria dramas, westerns, comédias, musicais e filmes românticos. Existe uma frase no twitter que diz que “uma cena de amor de James Cagney é quando ele deixa o outro cara vivo”. Mas ele era capaz de amar, dançar e cantar, fazendo dele o que é chamado no show business de “triple threat”.
6-    Ele tinha um estilo único de dança: Esqueça a elegância de Fred Astaire ou o vigor de Gene Kelly. Ninguém nunca dançou como James Cagney. Ele tinha passos firmes e, aparentemente, movimentos rígidos e pouco suaves. 
7-    Ele foi casado por 64 anos com a mesma mulher: Se um longo casamento hoje é algo raro, em Hollywood é mais ainda, em qualquer época. Cagney casou-se em 1922 com Frances, a quem chamava carinhosamente de “My Bill”. Eles haviam se conhecido nos coros da Broadway. Frances faleceu em 1995.
8-    Ele adotou duas crianças: Apesar do longo casamento, ele não teve filhos biológicos, adotando dois irmãos de sangue, James Cagney Jr e Cathleen “Cassie” Cagney, no início dos anos 1940. Seu filho faleceu de ataque cardíaco dois anos antes da morte do pai. Infelizmente, os dois filhos pouco falavam com o pai no fim da vida dele. Cassie faleceu em 2004.
9-    Ele tinha várias aptidões: Além de ser um ótimo ator, James escrevia poemas, era faixa preta no judô, falava iídiche, gostava de pintura, criava cavalos em suas fazendas e possuía vários barcos.
10- Ele e eu somos do mesmo signo: Não acredito loucamente em horóscopo, mas fico feliz em saber que nós temos algo em comum. Na verdade, até tento homenageá-lo em seu aniversário (17 de julho) comendo um pedaço de bolo e vendo um de seus filmes ou vídeos no YouTube.

This post is part of the Summer Under the Stars blogathon, hosted by Sittin’ on a Backyard Fence and ScribeHard on Film.



21 comments:

FlickChick said...

I think Cagney is simply the greatest male movie star ever (just beating Cary Grant by a nose). He can't be beat in the sheer charisma and star power categories. Plus, he was muy sexy!

Unknown said...

Legal saber essas curiosidades dele. Não o conhecia.

Игорь said...

Puxa vida ! Muito bom !!! Ia te pedir um post sobre James Cagney .

Marcelo Castro Moraes said...

Grande ator e uma grande surpresa ele ter vivido todo esse tempo com a mesma mulher.

Luís said...

Acredita que eu nunca assisti a nenhum filme com esse ator? Pelo menos, eu penso que nunca! Vou procurar mais sobre ele.

Confira meu novo blog: http://eooscarfoipara.blogspot.com.br/

Hugo said...

Um ícone do cinema que fez uma bela carreira.

Provavelmente o melhor intérprete de gângster da história do cinema.

Até mais

Jefferson C. Vendrame said...

Oi Lê, Ótimo Post, Assim como você também admiro muito o trabalho de Cagney,ele é ótimo como gangster ou cowboy e hilário em seus papéis cômicos. Recentemente o assisti no clássico Sonho de Uma Noite de Verão e mais uma vez sua interpretação me chamou a atenção.
Meus filmes preferidos com ele são Inimigo Público nº 1, Anjos de Cara Suja, Heróis Esquecidos e Fúria Sanguinária.

Parabéns pela matéria.

Grande Abraço

Iza said...

Não conhecia ele não; talvez tenha lido em algum site, mas sinceramente não me lembro. Gostei das curiosidades sobre ele. Grandes atores são assim, inesquecíveis. Muito obrigada por seu comentário lá no blog! Beijão <3

Tsu said...

Olá Lê!
Que cara!!!
Se pessoas tão importantes o admiravam e vendo a descrição que vc fez...caramba! Ele foi um dos "CARAS" do cinema!
Muito bom!
Então..no Japão quando um mangá faz sucesso ele vira anime sim. E de fato, foi graças áq popularização dos animes que o mangá começou a surgir aqui. Eu mesma acompanhei o comçeo dos mangás aqui no Brasil com força total...
De fato, todos os animes possuem diferenças com relação ao mangá. Alguns são pequenos detalhes e algumas coisas..outros já são alterados quase que completamente.
bjs

Joel Williams said...

Thank you for posting, very nicely done.

Maxwell Soares said...

Gosto de James Cagney. Acho, simplesmente, fantástico. Excelente postagem. Espero sua visita no Sapere Aude. Concluímos a Sessão Bergman. Um abraço...

Patt Baleeira said...

Seu blog é sempre uma surpresa!
Adorei seu coment´rio no meu.
bjs
ah! vou colocar seu banner (:

Lau Milesi said...

Mais uma razão agora para apreciar Cagney: te ler, Lê (rimou) :)
Cagney era/é d+ . Vc assistiu "Ama-me ou esquece-me" ? Lembrei da performance dele nesse movie.
Obrigada por seu comentário gentil no meu blog. Seja bem-vinda!
Te sigo...e voltarei sempre.
Um beijo

Rafa Amaral said...

Realmente poucos atores estão à altura dele. Amo sua interpretação em Heróis Esquecidos e, sobretudo, em Fúria Sanguinária. A relação com a mãe, no último, é a porta aberta à década seguinte - quando ele, curiosamente, seria aos poucos suprimido. Já eram tempos de Brando e Dean, não é? Enfim, um dos grandes de todos os tempos. Grande abraço.

Iza said...

Aconselho muito assistir Desejo e Reparação. Tenha uma boa semana!
Beijos <3

David Cotos said...

Tengo un pendiente con el cine de James Cagney. Ya es tiempo de verlo.
Saludos
David
http://observandocine.com/

Anonymous said...

I am constantly invstigating online for tips that can help me.
Thanks!

Feel free to surf to my blog: www.seolinkads.com

Anonymous said...

Hey there would you mind letting me know which web host you're

using? I've loaded your blog in 3 different browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most.
Can you suggest a good

hosting provider at a fair price? Thanks, I
appreciate it!

Check out my blog www.seolinkads.com

Anonymous said...

What’s Happening i'm new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely helpful and it has helped me out loads. I hope to contribute & aid other users like its

aided me. Good job.

Here is my webpage :: e-learning.stjohn.org.au

Anonymous said...

Very neat blog post.Thanks Again. Really Cool.
high authority backlinks

Anonymous said...

Realmente não se pode comparar os artistas de antigamente com os de hoje. Até porque antigamente os atores que eram considerados galãs tinham diferenciais o que fazia com que você pudesse escolher o mais bonito. Hoje em dia todos eles que se parecer com o Ken da Barbie. Mesmo corpo, mesmo cabelo e mesma aparência como se todos tivessem saído da mesma fábrica como os irmãos Baldwin. Hoje eles são apenas formigas querendo se imitar. Não existe singularidade. Então como podemos nos sentir atraídas pela mesma pessoa. Não temos como escolher o mais bonito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

https://compre.vc/v2/335dc4a0346