} Crítica Retrô: Catherine Deneuve: a bela de sempre

Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

Monday, August 12, 2013

Catherine Deneuve: a bela de sempre


Resolvi escrever este post após ver Catherine Deneuve na foto acima, com um boneco de Mike, personagem de “Universidade Monstros”, animação na qual ela dubla uma personagem. Fiquei impressionada com sua jovialidade e elegância. Mas esses são apenas alguns dos fatores que fazem desta talentosa atriz francesa um ícone fashion.
É difícil imaginar que Catherine completa 70 anos em 2013. Filha de atores de teatro e um ano mais nova que outra atriz, Françoise Dorléac, Catherine entrou no cinema através da irmã, que a convenceu a fazer um teste em 1957. Ela provou ser mais do que um rosto bonito em 1964, ao protagonizar “Os guarda-chuvas de Cherbourg” (1964), um filme completamente cantado que refletia muito da vida pessoal da atriz, recém-separada do cineasta Roger Vadim e com um filho pequeno. Sucessos como “Repulsa ao sexo / Repulsion” (1965) e “A bela da tarde / Belle de Jour”(1967) se seguiram.
Foi com esse filme de 1967, dirigido por Luis Buñuel, que a imagem de Catherine como ícone da moda nasceu. Os figurinos da reprimida Séverine, uma mulher infeliz no casamento que decide trabalhar como garota de programa na parte da tarde, foi criado por Yves Saint-Laurent.

Ela já foi o rosto associado à Chanel nos anos 1970 e, mesmo depois de se tornar sexagenária, assinou contratos com marcas famosas mundialmente, a exemplo de Louis Vuitton e dos cosméticos Mac.
Na vida pessoal, embora seja cética quanto ao casamento, ela se relacionou com homens poderosos. Dentro da indústria do cinema, dois de seus companheiros foram François Truffaut, com quem fez dois filmes, “A sereia do Mississippi” (1969) e o excelente “O último metrô” (1981), e Marcello Mastroianni, seu companheiro de cena em cinco filmes e pai de sua filha Chiara, também atriz.
Em seus primeiros filmes, seu estilo era mais de menininha, inocente e com direito a muitos laços. Aliás, a moça que, surpresa, não é loira natural, gosta muito de acessórios na cabeça.

Ela não fez grande sucesso no cinema americano, mas felizmente também não ficou estereotipada com a idade. Por isso Catherine Deneuve é um exemplo de elegância para todas as idades.
This is one of my contributions to the Summer Under the Stars Blogathon, hosted by Jill at Sittin’ on a Backyard Fence and Michael at ScribeHard on Film

12 comments:

Gilberto Carlos said...

Catherine Deneuve é mesmo uma diva. Não há como esquecer de A bela da tarde, apesar de ela ter feito tantos filmes famosos. Abraços.

Pedrita said...

eu amo essa atriz, tenho visto uns filmes recentes dela incríveis. potiche ela está ótima. beijos, pedrita

Marcelo Castro Moraes said...

Repulsa do Sexo esta entre os meus preferidos com ela.

Hugo said...

Uma das atrizes mais bonitas da história do cinema.

Até mais

Rubi said...

Adoro a Catherine Deneuve. E felizmente tive a oportunidade de ver a maioria de seus filmes. Graças a Buñuel passei a conhece-la e por consequêcia admirá-la. Fica até difícil dizer qual meu filme preferido... Melhor ainda é saber que Catherine esta viva e continua atuando.

Excelente post Lê. Parabéns!
Beijos.

Tsu said...

Olá Lê!
Nossa, Catherine DeNeuve!
Ela está linda como sempre!
Vc esqueceu de mencionar o filme Fome de Viver(na última coletânea de fotos ela é a personagem toda de preto e óculos escuros) onde ela interpreta uma vampira ao lado de David Bowie. A cena deles no club gótico ao som de Bauhaus é um marco da cena gótica.
A foto em que ela aparece com sobretudo de vinil..eu tenho um igualzinho!
De fato, esse anime de Cossette é uma verdadeira obra de arte *.* Tanto visual quanto sonora...eles capricharam muito...legal é que em uma imagem semelhante á última, o personagem central faz um quadro da garota usando como tinta o próprio sangue @_@
bjs.

Maxwell Soares said...

Grande Catherine Deneuve. É um espetáculo de Mulher e atriz. Não poderia deixar de passar por aqui, viu, menina. É sempre um prazer reler seus textos. Um abraço...

Ruby said...

Tava vendo agora mesmo no TUMBLR muitas fotos da Catherine, realmente ela era muito bela. Do cinema francês a mais até hoje e das estrelas mundiais creio que está sempre entre as primeiras.
Mas os filmes que já assisti com ela não são lá grande coisa! As fotos são lindas e ela era a bela da tarde e das outras partes do dia. Se deu bem na publicidade também, mas os caras com quem teve filhos eram lindos.

The Lady Eve said...

Le, She is a multifaceted icon - incredible beauty, sublime talent, cultured and, as you point out, stylish. Though she is soon to turn 70, there is something eternally youthful about Catherine Deneuve. Lovely tribute!

Jill said...

Thank you so much for this post, Le. Deneuve definitely has an amazing sense of style.

Natasha Paiva said...

70 anosss? Não acredito, ela está muito jovem! Acho ela realmente um ícone fashion.

Adorei conhecer seu blog e já comecei a seguir.

Beijos.
www.duasvezesm.com

Lucimar da Silva Moreira said...

Catharine é uma diva, flor seguindo o seu blog convido você pra conhecer o meu se gostar faça parte de lá também, beijos.
http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

https://compre.vc/v2/335dc4a0346