} Crítica Retrô: Filosofando sobre o blog

Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

Wednesday, November 5, 2014

Filosofando sobre o blog


Vez ou outra precisamos parar e refletir sobre o que estamos fazendo. Não, não é apenas no Ano Novo que temos que olhar para trás, avaliar e mudar o que não nos agrada. Toda hora é hora de fazer isso. E a fofa Carol Caniato do blog Uma cadeira, por favor me incentivou a fazer esta reflexão sobre meu blog através da TAG One Lovely Blog Award. Sem mais delongas, vamos a “tudo que você queria saber sobre o blog Crítica Retrô mas tinha medo de perguntar”:

#1 Por que decidiu criar um blog e quando começou?

História incrível: decidi criar o blog enquanto fazia uma prova de vestibular. Ou melhor, não decidi criar, mas sim transformar o blog moribundo que eu tinha em um blog só sobre cinema. Durante a prova do vestibular, eu divagava: “um dia eu posso escrever uma coluna no jornal sobre filmes antigos, e essa coluna vai se chamar Crítica Retrô”. Foi então que eu pensei: por que esperar um dia no futuro se eu tenho um blog para fazer isso agora?

#2 Quais benefícios o blog te traz?

Estar na frente do computador me deixou mais próxima das pessoas!  Na vida real, não conhecia pessoas que gostassem de filmes antigos. Na internet, vi que não estou sozinha, e que o nosso fandom está cheio de gente adorável, inteligente e bem-humorada. Conheci online muitos amigos queridos e aprendi demais lendo outros blogs.



#3 Qual é o post mais acessado?

Até julho de 2014, era a crítica de “Gandhi” (1982). Então alguma coisa estranha aconteceu e o post “O Oscar e a surpreendente década de 1950” passou a ter mais de 2500 visualizações por semana. Ainda não sei por quê.

#4 Você usa as redes sociais?

Sim! Uso o Twitter (em inglês), o Facebook (me adiciona!), e o Google+
#5 Como o blog tem evoluído?

Com os tempos, as postagens ficaram maiores e menos frequentes. E isso nem sempre é bom. Vejo que o público da internet prefere textos menores, e atualização constante. Meu público também vem quase exclusivamente dos eventos de blogagens coletivas (blogathons) internacionais. Não sei se isso é bom, mas por enquanto estou satisfeita com os resultados.


#6 Já viveu algum fato importante por causa do blog?

Sim! Meu segundo livro, “Crítica Retrô – Apontamentos de uma Jovem Cinéfila” surgiu do blog, de textos para outros sites e críticas inéditas. Também foi através do blog que fui convidada para escrever para os sites queridos Filmes & Games, Leia Literatura e Ambrosia. Eu também escrevia nos sites Os Cinéfilos e Antes que Ordinárias, mas eles chegaram ao fim. :(
 
Parece que o poodle gostou do livro!

#7 De onde nasce a inspiração para escrever e continuar com o blog?

Dos... filmes. Quantos filmes foram feitos até hoje? Meio milhão? Mais? Menos? E as pessoas na frente e atrás das câmeras, sem as quais os filmes não existiriam? Um blog sobre cinema jamais ficará sem assunto.

#8 O que você tem aprendido a nível pessoal e profissional esse ano?

Pergunta filosófica. Aprendi a aceitar quando as coisas dão errado, aprendi a recomeçar. Aprendi que podemos fazer tudo diferente e seguir um caminho que jamais imaginamos. E aprendi que eu tinha uma visão muito errada de mim na adolescência, e que, no fundo, apesar dos pesares, minha essência nunca mudou, e fico feliz com isso.

#9 Qual é sua frase favorita?

“Seja uma primeira versão de si mesma, e não uma segunda versão de outra pessoa” – Judy Garland

#10 Qual conselho você daria para quem está começando agora no mundo do blogs?

Faça tudo com bom senso. Não procure a fama a qualquer preço e não siga o que os outros blogueiros estão fazendo só porque deu certo para eles. Descubra sua própria voz, seu próprio estilo.

#11 O que os blogs que você vai indicar têm em comum?


São escritos por pessoas que fazem a diferença na blogosfera. Adoro acompanhar vocês, galera!

11 comments:

Daise Alves said...

Que legal, adorei conhecê-la mais um pouquinho :)

Daise Alves said...

Que legal, adorei conhecê-la mais um pouquinho :)

Pedrita said...

bacana. beijos, pedrita

vintagepri said...

Adorei! Vou responder assim que puder. Obrigada por me indicar =D

Unknown said...

Gostei muito desta sua postagem. De há tempo sou sua seguidora, precisamente quando teve a gentileza de visitar o meu blogue e me deixar um elogio que muito apreciei. Sou uma seguidora portuguesa e aprecio a forma como a juventude se dedica e sabe crescer no universo a que se dedica. Os meus parabéns, de Portugal. Abraço para você.
M.H.R.M.

Carol Caniato said...

Lê, que lindo você ter respondido! Adoro conhecer mais dos blogs do <3.
Também tenho reparado isso sobre o tamanho dos posts. As pessoas tem preguiça de ler, né? Mas sempre encontramos nosso público, gente que está disposta a conversar sobre o que escrevemos e isso é ótimo!
E concordo com você, minha lista de ideias pra posts não termina nunca! O cinema é inesgotável mesmo!
Beijo!

Cherry Cris said...

Que amável,amo estas TAGS,da para conhecer melhor o blog e um pouco da blogueira.
Beijos
pinagirlscris.blogspot.com

Danielle Crepaldi Carvalho said...

Lê, minha flor, obrigada pela honraria! Vou colar lá no meu blog. Aliás, estava lembrando de você ao escrever minha última postagem (ainda em andamento). Logo mais a tarde você passa lá e verá por quê!

Bjinhos, um ótimo finde e vida longuíssima ao "Crítica Retrô".
Dani

Unknown said...

Le, adorei o post! Pode ter certeza que essa tag logo será respondida no Miss Cherry ... Amei saber mais sobre o blog, vc e sua inspiracão! E to super honrada por estar entre os blogs q segue e se identifica <3 beijos... Todo sucesso do mundo!

Danielle Crepaldi Carvalho said...

Lê, dá uma olhada quando você puder!...
http://ofilmequeviontem.blogspot.com.br/2014/11/musica-cinema-no-sesc-pinheiros.html

Coloquei o selinho lá na minha página de selos. Responderei ao questionário logo que puder.

Bjos e obrigada de novo.
Dani

Iza said...

Fico feliz que tenhas gostado, Lê!
Beijos <3 <3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

https://compre.vc/v2/335dc4a0346