Espere um momento: o blog não é sobre
cinema clássico? O que um telefilme de 2013 está fazendo aqui? “Minha Vida com Liberace” pode ser uma
produção moderna, mas tem todo um toque retrô, e inclusive cita muitos filmes e
celebridades do cinema clássico, ao tratar de um período importante na vida do
primeiro e único pianista showman: o extravagante Liberace.
Wait
a minute: isn’t this a classic film blog? What is a made-for-TV movie from 2013
doing here? “Behind the Candelabra” may be a modern production, but it has a
retro touch, and even mentions many classic movies and classic film
celebrities, as it is set in na importante period of time in the life of the
first and only pianist/showman: the extravagant Liberace.
É 1977, e Liberace (Michael Douglas),
já um consolidado criador de espetáculos para os olhos e ouvidos, está com 58
anos. Ele é apresentado ao jovem Scott Thorson (Matt Damon), garoto
relativamente carente que sonha em ser veterinário. Começa então um
relacionamento que vai mudar para sempre a vida de ambos. Scott, que tinha
apenas 18 anos quando conheceu Liberace e que foi criado em orfanatos, é
apresentado a um mundo de luxo, riqueza, joias e vaidade.
It’s
1977, and Liberace (Michael Douglas), already a celebrated creator of spectacles
for the eyes and the ears, is 58 years old. He is introduced to the young Scott
Thorson (Matt Damon), a relatively needy boy who dreams to become a
veterinarian. What starts is a relationship that will forever change both
lives. Scott, who was only 18 when he met Liberace and was raised in
orphanages, is introduced to a world of luxury, richness, jewelry and vanity.
Liberace começou a tocar piano aos
quatro anos, em 1923, mas começou a fazer sucesso só na década de 1940. Do
filme “À Noite Sonhamos” (1945) ele tirou a ideia de colocar um candelabro em
cima do piano, o que se tornou sua marca registrada. Subvertendo o jeito sisudo
dos pianistas, deixando o instrumento mais dinâmico e animado, Liberace
conquistou os palcos, os clubes e as telas da televisão. Suas roupas eram
exageradas, seu carisma, inigualável, e seu talento, imbatível. Conversava com
a plateia enquanto tocava e seus shows eram garantia de ingressos esgotados.
Liberace
started playing the piano when he was four, in 1923, but he only rose to fame
in the 1940s. From the movie “A Song to Remember” (1945) he took the ide ato place
a candelabra over the piano and that became his trademark. Subverting the
serious face many pianists have, turning the instrument into something more
lively and dinamic, Liberace conquered the stages, the clubs and the TV
screens. His clothes were exaggerated, his charisma, without comparison, and
his talent, undefeated. He talked to the audience while playing and his shows
were always sold out.
Michael Douglas está fantástico como
Liberace. Ele realmente mereceu ganhar todos os prêmios da temporada.
Exagerada, mas humana, sua interpretação chega a dar um recado para os muitos
preconceituosos de Hollywood. Explicando: o filme deveria ser distribuído
comercialmente nos cinemas em 2008, mas todos os produtores com quem o diretor
Steven Soderbergh conversou se recusaram a financiar e distribuir o filme,
dizendo que era “demasiado gay”. E chega a cena em que Liberace conta como
sobreviveu a uma grave doença nos rins. A frase é
impactante:
“Sei que
minha vida não teria sido poupada se ser gay é o pecado que a igreja diz ser.”
Michael Douglas is fantastic as Liberace.
He really deserved to win all the awards from this season. Exaggerated, but
human, his portrayal even sends a message to the many prejudiced people in
Hollywood. Let me explain: the film was supposed to premiere in cinemas in
2008, but all the producers with whom director Steven Soderbergh talked refused
to finance and distribut the movie, saying it was “too gay”. And then there is
the scene when Liberace tells how he survived a serious kidney ailment. The sentence
is here to make impact:
“I knew my life would not have been spared
if being gay was the sin the Church said it was”.
Mesmo com 42 anos, Matt Damon está
bem como o jovem Scott (a idade dele não é revelada no filme). Outro que se
destaca é Rob Lowe, com a aparência mais bizarra possível para viver um
cirurgião picareta, ao mesmo tempo cômico e trágico. Muita maquiagem foi
necessária para caracterizar os dois atores. O filme foi distribuído nos
cinemas europeus, o que rendeu a Matt uma indicação ao Bafta de Melhor Ator
Coadjuvante. Por falar em coadjuvante, outra que tem boas cenas é Debbie
Reynolds, irreconhecível como a mãe de Liberace. Debbie chegou a conhecer o
pianista e sua família, inclusive participando de especiais dele para a TV. E
as coincidências não param por aí: o único ator de Hollywood presente no
funeral de Liberace era ninguém mais ninguém menos que Kirk Douglas.
O filme é tão bom que até o cachorro
ganhou um prêmio, mesmo estando presente em uma só cena: Baby Boy, o poodle
cego de Liberace, ganhou o Palm Dog Award no Festival de Cannes. O telefilme
também foi o grande vencedor do Emmy, com prêmios em categorias técnicas e
também de atuação. De fato, o cuidado com os detalhes é incrível, e os cenários
são de deixar qualquer um boquiaberto. Se todo o luxo durante o filme não fosse
suficiente, há também os lindos pianos em miniatura que aparecem nos créditos
finais. Eu queria comprar todos eles!
The movi
eis so good that even the dog won an award, even though he was in only one
scene: Baby Boy, Liberace’s blind poodle, won the Palm Dog Award at the Cannes
Film Festival. The made-for-TV movie was also the big winner at the Emmys, with
awards in both technical and acting categories. For real, the attention to
details is amazing, and the sets will make anyone speechless. If all the luxury
of the film wasn’t enough, there are also the gorgeous miniature pianos in the
closing credits. I wish I could buy all of them!
Baseado no livro de Scott Thorson,
“Behind the Candelabra” pode ser o último trabalho de Steven Soderbergh,
responsável pela trilogia dos “11 homens e um segredo”, “Erin Brockovich” e
“Sexo, Mentiras e Videotape”, além de produtor de sucessos como “Precisamos
falar sobre o Kevin”. Em uma entrevista enigmática, ele disse que vai se
retirar por um tempo e voltará se tiver se reinventado como diretor. Esperamos
que, assim como fazia Liberace, ele volte de maneira triunfal.