} Crítica Retrô: December 2021

Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

Páginas

Thursday, December 23, 2021

Apresentando os Ricardos (2021) / Being the Ricardos (2021)

Lucille Ball é um patrimônio cultural da humanidade. Quando as pessoas mexem com Lucy, a mulher que todos nós amamos, a coisa fica feia. Quando “Apresentando os Ricardos” foi anunciado, e especialmente quando foi anunciado o elenco principal, houve frenesi nas redes sociais. As pessoas diziam que Nicole Kidman e Javier Bardem não se pareciam em nada com Lucy e Desi! Mais pessoas disseram que não vão ver o filme! Eu, como a boa crítica de cinema que considero ser, decidi não julgar o filme sem vê-lo. E, após vê-lo, eis meu veredicto:

Lucille Ball is a national treasure. When people mess up with Lucy, the woman we all love, things get ugly. When “Being the Ricardos” was announced, and especially when the main cast was announced, there was uproar on social media. People said Nicole Kidman and Javier Bardem looked nothing like Lucy and Desi! More people said they won’t watch the movie! I, like the good film critic I think I am, decided not to judge it without seeing it. And, after seeing it, here’s my verdict:

Há momentos em que parece que tudo acontece ao mesmo tempo. Esse é o caso de uma semana de tirar o fôlego durante as gravações de um episódio da segunda temporada de “I Love Lucy”. Walter Winchell diz em seu programa de rádio que Lucy foi chamada para depor frente ao comitê da HUAC – Lucy era comunista! Uma revista publica uma matéria sobre Desi estar traindo Lucy. E Lucy e Desi revelam que Lucy está grávida, e exigem que a gravidez seja adicionada ao programa de TV. Ufa! De segunda a sexta-feira, do dia que o elenco recebe um novo roteiro até o dia em que gravam o programa, vemos Lucy (Kidman), Desi (Bardem), Vivian Vance (Nina Arianda), William Frawley (J.K. Simmons) e a equipe reagirem a este trubilhão.

There are times when it looks like everything is happening at once. It is the case of a breathtaking week during the shooting of an episode in the second season of “I Love Lucy”. Walter Winchell says in his radio show that Lucy had been called to testify under the committee of the House of Un-American Activities – Lucy was a communist! A magazine publishes a story about Desi cheating on Lucy. And Lucy and Desi disclose that Lucy is pregnant, and demand the pregnancy to be added to the TV show. Whew! From Monday to Friday, from the day the cast received a new script to the day they shot the show, we see Lucy (Kidman), Desi (Bardem), Vivian Vance (Nina Arianda), William Frawley (J.K. Simmons) and the crew react to all this turmoil.

Há alguns flashbacks introduzidos por atores interpretando pessoas que conheceram e trabalharam com Lucy e Desi. Estes flashbacks mostram como o casal se conheceu e os desafios que eles enfrentaram, tanto nas carreiras quanto na vida pessoal, até o início de “I Love Lucy”. São partes interessantes que ajudam as pessoas que não conhecem Lucy e Desi a entenderem melhor a trajetória deles.

There are some flashbacks introduced by actors playing people who knew and worked with Lucy and Desi. These flashbacks show how the couple met and the challenges they faced, both in their careers and lives up until the beginning of “I Love Lucy”. These are interesting bits that help people who are unfamiliar with Lucy and Desi to understand their trajectory.

Lucille Ball é retratada como uma artista muito meticulosa, preocupada com tudo, cada gesto e cada palavra do roteiro. Ela está lá para fazer as pessoas rirem, e quer muito que a sitcom deles seja a melhor possível. Mais do que isso: ela conhece as regras do seu jogo – a comédia slapstick – e entende o público. Uma perfeccionista que se importava com a plateia: essa era a Lucy que amamos.

Lucille Ball is portrayed as a very meticulous artist, worried about everything, every gesture and every word in the script. She is there to make people laugh, and she really wants their sitcom to be as good as possible. More than that: she knows the rules of her game – slapstick comedy – and understands the public. A perfectionist who cared about her audience: this was the Lucy we love.

Há alguns momentos interessantes com Lucy interagindo com Vivian Vance e William Frawley. Ela discute com Vivian sobre a nova dieta de Vivian, dizendo que, ao perder peso, Vivian faria mal à personagem que ela interpreta, Ethel, que é uma dona de casa comum. Com o irascível William, Lucy conversa sobre masculinidade, sobre Desi não ficar em casa e sobre como Desi se sente um coadjuvante na vida assim como parece sê-lo no programa.

There are some interesting moments of Lucy interacting with Vivian Vance and William Frawley. She argues with Vivian about Vivian’s new diet, claiming that Vivan losing weight would be bad for the character she plays, Ethel, who is an average housewife. With the irascible William, Lucy talks about masculinity, about Desi not being at home and about Desi feeling like he’s a supporting character in life as he seems to be in the show. 

Muitas pessoas mencionaram que Debra Messing, e não Nicole Kidman, deveria ter sido escalada para viver Lucy. Recentemente, Debra refez alguns esquetes clássicos de Lucy em um episódio do revival de “Will & Grace” e se saiu muito bem, mesmo eu achando que os maquiadores deixaram as bochechas dela salientes demais. Nicole Kidman, uma boa atriz, também se sai bem ao interpretar Lucy em “Apresentando os Ricardos”, por isso podemos apenas imaginar como se sairia Debra no papel, que exige mais talento dramático que cômico.

Many people mentioned that Debra Messing, not Nicole Kidman, should have been cast as Lucy. Recently, Debra re-enacted some classic Lucy routines in an episode of the revival of “Will & Grace” and did quite well, even though I think her makeup team made her cheekbones too prominent. Nicole Kidman, a good actress, also does well in playing Lucy in “Being the Ricardos”, so we can only wonder how Debra Messing would do in the role, one that demands more dramatic than comic talent.

Desi Arnaz é descrito como o homem mais bonito e charmoso que você poderia conhecer. Javier Bardem é bonito e charmoso à sua maneira, mas infelizmente não se parece nada com Desi. A sensação é de que o departamento de maquiagem se esforçou tanto para fazer Nicole Kidman se parecer com Lucille Ball – e foram bem-sucedidos – que não sobrou tempo para trabalhar com Bardem. Outra opção para o papel de Desi era o ator brasileiro Wagner Moura e eu acredito que ele seria uma escolha melhor.

Desi Arnaz is described as the most handsome and charming man you could ever meet. Javier Bardem is handsome and charming on his own way, but unfortunately nothing like Desi. It looks like the makeup department put so much effort in making Nicole Kidman look like Lucille Ball – and in this they succeeded – that they gave up on Bardem.One of the other options for Desi was Brazilian actor Wagner Moura and I think he'd have been a better choice.

Apresentando os Ricardos” foi escrito e dirigido por Aaron Sorkin e, assim como outros filmes recentes dele, é um filme longo, por vezes inchado. É uma boa introdução para as pessoas que não ouviram falar de Lucy, Desi e “I Love Lucy” ou que conhecem muito pouco do drama nos bastidores desta comédia clássica. Os fãs de Lucille Ball podem ficar despreocupados: é um retrato lisonjeiro da amada ruiva*, talvez não um tributo à altura dela, mas de toda forma lisonjeiro.

* mas não tão lisonjeiro para Judy Holliday

Being the Ricardos” was written and directed by Aaron Sorkin and, like some of his recent movies, is a long, sometimes bloated movie. It’s a good introduction for people who haven’t heard about Lucy, Desi and “I Love Lucy” or know very little about the backstage drama of this comedy classic. Lucille Ball’s fans may rest assured: it is a flattering portrait of the beloved redhead*, maybe not a tribute as big as she was, but a flattering one nevertheless.

* but not so flattering for Judy Holliday

Saturday, December 18, 2021

Robin e Marian (1976) / Robin and Marian (1976)

 

Costumamos focar tanto na aventura que em geral esquecemos que a lenda de Robin Hood também é uma história de amor. Maid Marian, a garota de Robin Hood, foi interpretada por Olivia de Havilland em “As Aventuras de Robin Hood” (1938) e retratada como uma raposa de vestido rosa e lilás em “Robin Hood” (1973) da Disney, mas o relacionamento deles nunca foi o foco do filme. Corta para 1976, quando os superastros Sean Connery e Audrey Hepburn – que estava longe das telas desde 1967 – foram escalados como Robin e Marian maduros em um filme que mostra que o amor pode ser a maior aventura de todas.

We focus so much in the adventure side of the tale that we often forget that the Robin Hood legend is also a love story. Maid Marian, Robin Hood’s girl, was played by Olivia de Havilland in “The Adventures of Robin Hood” (1938) and portrayed as a fox in a pink and lilac dress in Disney's “Robin Hood” (1973), but their relatioship was never the focus of the movie. Cut to 1976, when superstars Sean Connery and Audrey Hepburn – who had been far from the screens since 1967 – were cast as older Robin and Marian in a film that shows that love may be the biggest adventure there is.

Depois de 20 anos seguindo o rei Ricardo Coração de Leão (Richard Harris), Robin Hood (Sean Connery) o desobedece pela primeira vez. Parece que o coração de Ricardo não era tão bom assim, pois ele ordena que Robin destrua um castelo francês ocupado apenas por mulheres, crianças e um velho. Por sua desobediência, Robin é enviado para um calabouço com seu braço direito, Little John (Nicol Williamson). No dia seguinte, pouco antes de morrer, o rei Ricardo liberta Robin e John.

After 20 years following king Richard the Lionheart (Richard Harris), Robin Hood (Sean Connery) disobeys him for the first time. It looks like Richard’s heart is not so good after all, as he orders Robin to destroy a French castle that has only women, children and an old man inside. For his disobedience, Robin is sent to the dungeons with his right-hand man, Little John (Nicol Williamson). The following day, just before dying, king Richard lets Robin and John go.

Atravessando as florestas rumo à Inglaterra, Robin e John encontram velhos amigos, como Friar Tuck (Ronnie Barker), para quem Robin pergunta sobre Marian, alguém em quem, ele afirma, ele não havia pensado por anos. Marian ainda está nas redondezas, e o mesmo se aplica ao Xerife de Nottingham (Robert Shaw). Robin vai atrás dela e se surpreende ao descobrir que Maid Marian (Audrey Hepburn) é agora uma freira que ajuda os doentes.

Going through the woods back to England, Robin and John meet old friends, such as Friar Tuck (Ronnie Barker), to whom Robin inquires about Marian, someone who, he claims, he hasn’t thought about in years. Marian is still around, and so is the Sheriff of Nottingham (Robert Shaw). Robin goes after her and is surprised to find out that maid Maid Marian (Audrey Hepburn) is now a nun helping the sick.

O Xerife de Nottingham ordenou a prisão de Marian num ato de intolerância religiosa, e ela está disposta a ir sem lutar. Robin não deixa que ela seja presa e a leva para a floresta e, acampados junto aos amigos de Robin e a outras freiras resgatadas, eles reiniciam seu romance enquanto esperam pelo confronto com o Xerife de Nottingham.

The Sheriff of Nottingham has ordered Marian’s arrest in an act of religious intolerance, and she’s willing to go without fighting. Robin doesn’t let her and takes her to the woods and, camping along Robin’s friends and other rescued nuns, they reignite their romance while waiting for the confront with the Sheriff of Nottingham.

"Robin e Marian” foi dirigido por Richard Lester, que também dirigiu “Os Reis do Iê-iê-iê” (1964) e “Help!” (1965), entre outros filmes. Aqui, ele está muito mais contido e escolhe tons de marrom e bege como predominantes na fotografia. Como Roger Ebert escreveu em sua crítica, “ele fotografa a Floresta de Sherwood e seus personagens com um bom realismo que é melhor que a solenidade pretensiosa que às vezes vemos em filmes históricos”.

"Robin and Marian” was directed by Richard Lester, who also directed “A Hard Day’s Night” (1964) and “Help!” (1965), among other movies. Here, he is much more restrained and chooses tones of brown and beige as predominant in the photography. As Roger Ebert wrote in his review, “he photographs Sherwood Forest and its characters with a nice off-hand realism that's better than the pretentious solemnity we sometimes get in historical pictures.”

A trilha sonora foi composta por John Barry. Ele também compôs a trilha de 11 filmes de James Bond e foi responsável por dar forma ao inconfundível tema musical de 007. Barry escolheu “007 Contra Goldfinger” (1964) como sua trilha sonora favorita e “007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro” (1974) como a que menos gostou, pois teve apenas três semanas para compô-la.

The soundtrack was composed by John Barry. He also composed the soundtrack of 11 James Bond movies, and was responsible for shaping the now unmistakable 007 theme song. Barry has chosen “Goldfinger” (1964) as his favorite score, and “The Man with the Golden Gun” (1974) as his least favorite, because he had only three weeks to work on it.

Esta não é a primeira vez em que Audrey Hepburn interpreta uma freira. Em 1959 ela fez “Uma Cruz à Beira do Abismo”, sobre as dificuldades enfrentadas por uma jovem ingênua ao entrar para o convento. Em “Robin e Marian”, ela interpreta uma freira mais independente, e tem ótima química com Sean Connery – o que é bastante curioso, porque os produtores queriam que Connery interpretasse Little John, com Albert Finney como Robin Hood.

This is not the first time Audrey Hepburn has played a nun. In 1959 she did “A Nun’s Story”, about the hardships a young and naïve woman faces when she joins a nunnery. In “Robin and Marian”, she plays a more independent nun, and has a great chemistry with Sean Connery – which is quite curious, since the producers wanted Connery to play Little John, with Albert Finney as Robin Hood.

A Wikipedia diz que “Robin e Marian” foi a primeira vez na cultura popular que o rei Ricardo Coração de Leão foi retratado como uma figura menos-que-perfeita. Na vida real, Ricardo realmente morreu com uma flechada no pescoço por pensar que não precisava usar armadura durante o cerco de um castelo. Ricardo Coração de Leão também é conhecido como Ricardo I da Inglaterra, e foi rei por apenas 10 anos, de 1189 a 1199.

Wikipedia says that “Robin and Marian” was the first time in popular culture that king Richard the Lionheart was portrayed as a less-than-perfect figure. In real life, Richard did die from an arrow in his neck because he thought he didn’t need to wear armor while besieging a castle. Richard the Lionheart is also known as Richard I of England, and was king for only ten years, from 1189 to 1199.

"Robin e Marian” tem um equilíbrio perfeito de romance e aventura. Há beijos e promessas de amor, mas também paredes sendo escaladas, luta de espadas e muitas flechadas. Parcialmente filmado na Espanha, o estilo do filme é um destaque e “Robin e Marian” acerta em tantos aspectos que se mostra uma excelente adição ao cânone de Robin Hood.

Robin and Marian” has the right balance of romance and adventure. There’s kissing and love promises, but there is also wall climbing, sword fights and many arrows shot. Partially shot in Spain, the looks of the movie are a highlight and “Robin and Marian” does it right in so many aspects that ends up being a great addition to the Robin Hood canon.

This is my contribution to the You Knew my Name: The Bond Not Bond blogathon, hosted by Gill and Gabriella at Realweegiemidget Reviews and Pale Writer.