Muito,
mas não tudo. Eu adoro filmes de gângster. E torço para que eles sobrevivam ao
final. O que isso pode significar sobre minha personalidade?
Bem, isso
não vem ao caso aqui ou agora. Não sou atriz clássica para ser analisada, nem
sequer investigadora da mente humana. Mas hoje resolvi analisar a intrigante
personalidade de meu diretor predileto, de quem não falava já há algum tempo: o
magnânimo Orson Welles. E tudo isso baseado em uma simples lista: a de seus 10
filmes preferidos.
1. Luzes da Cidade / City Lights (1931, Charles
Chaplin)
2.Ouro e Maldição / Greed (1924, Erich von Stroheim)
3. Intolerância / Intolerance (1916, D.W. Griffith)
4.Nanook, o Esquimó / Nanook of the North (1922, Robert J. Flaherty)
5. Shoeshine (1946, Vittorio De Sica)
6.O Encouraçado Potemkin / Battleship Potemkin (1925, Sergei Eisenstein)
7. The Baker's Wife (1938, Marcel Pagnol)
8. Grand Illusion (1937, Jean Renoir)
9. No Tempo das Diligências / Stagecoach (1939, John Ford)
10. Ninotchka (1939, Ernst Lubitsch)
2.Ouro e Maldição / Greed (1924, Erich von Stroheim)
3. Intolerância / Intolerance (1916, D.W. Griffith)
4.Nanook, o Esquimó / Nanook of the North (1922, Robert J. Flaherty)
5. Shoeshine (1946, Vittorio De Sica)
6.O Encouraçado Potemkin / Battleship Potemkin (1925, Sergei Eisenstein)
7. The Baker's Wife (1938, Marcel Pagnol)
8. Grand Illusion (1937, Jean Renoir)
9. No Tempo das Diligências / Stagecoach (1939, John Ford)
10. Ninotchka (1939, Ernst Lubitsch)
Welles, Welles… Quanto de você pode ser desvendado por
sua lista! Algo que a maioria dos cinéfilos sabe é que Orson fez “Cidadão Kane”
(1941) tendo total liberdade criativa. Depois disso, muitos de seus filmes
acabaram re-editados pelos estúdios, que cortaram cenas que consideraram
supérfluas para diminuir a duração dos filmes, normalmente bem longos após
Welles colocar o ponto final. Já analisei este verdadeiro pecado
cinematográfico no post “Orson Welles e sua megalomania”, porque para mim não
existe adjetivo melhor para esse diretor que megalomaníaco (no bom sentido).
Pois bem: algumas de suas produções preferidas eram também
grandes e grandiosas e até mesmo sofreram severos cortes. Segundo Lillian Gish,
“Intolerância” também sofreu um imenso corte, indo de oito horas para quase
três. Já“Ouro e Maldição” tinha quatro horas na versão final do diretor Erich
von Stroheim, mas contava com nove horas no original. Stroheim, aliás, esteve
também em “A Grande Ilusão”, desta vez como ator, pois era esta outra
característica que ele compartilhava com Welles: ambos eram excelentes em
frente e atrás das câmeras.
Welles gostava de contar histórias como todo diretor, mas
modificava as suas (lembre-se de seu documentário-mentira de dar um nó na
cabeça: “Verdades e Mentiras / F for Fake”, de 1973). Assim também fizeram
Robert J. Flaherty com Nanook e Eisenstein com Potemkin. Se o russo
verdadeiramente recriou fatos de 1905, Flaherty por sua vez fez uma família de
esquimós atuarem no intento de reconstruir as cenas que ele havia perdido ao
derrubar cinzas de cigarro em rolos de filme. Orson teve uma tentativa de fazer
documentários aqui no Brasil, mas seu “Ė tudo verdade” fracassou.
Um pouco de simplicidade não faz mal a ninguém e Welles
gostava de ver filmes com gente simples, como os dois meninos engraxates de
“Shoeshine” ou o padeiro que, ao ser abandonado pela mulher, deixa de fazer pão
e provoca o caos em uma cidadezinha em “The Baker’s Wife”. Seu raciocínio com
certeza ficou ainda mais afiado com “Ninotchcka”, a charmosa e divertida sátira
ao comunismo protagonizada por Garbo. E, como bom americano que também sabia
inserir ação em seus filmes, Welles adorava aquela que é considerada a
obra-prima do western, “No tempo das diligências”.
Por fim, uma pérola que é também uma surpresa: a comédia
social “Luzes da Cidade”, tão terna e tão simples, embora ela própria estivesse
quebrando regras: era um filme mudo quando o gênero já parecia descansar em
paz. Orson e Charlie têm um laço importante e pouco conhecido: foi o criativo
obeso que vendeu a história de “Monsieur Verdoux” (1947) a Chaplin, que mais
tarde considerou esse seu melhor filme.
Welles inovou, brigou, teve sucessos e muitos fracassos.
Apesar disso, entrou para a história do cinema como um dos melhores. Suas
preferências mostram um pouco de seu gênio e de sua personalidade. O que seus
filmes favoritos dizem sobre você?
Eu gosto muito de Orson Welles! Sua megalomania foi sua forca criativo.
ReplyDeleteAinda não parei para analisar, acho que seria complicado escolher apenas dez filmes e comparar com minha personalidade.
ReplyDeleteSão tantos filmes preferidos que a análise seria muito complexa...rs
Até mais
Le, do Orson Welles só conheço mesmo "Cidadão Kane", filme obrigatório para qualquer pessoa que se propõe a estudar jornalismo, né? Aliás, preciso assistir novamente, porque o filme é uma verdadeira obra de arte! Gostei bastante do seu post, que me fez lembrar que preciso assistir a alguns clássicos que adiquiri nos últimos anos: "o Encouraçado Potemkin" e "Luzes da Cidade". Meu professor de documentário na faculdade falava bastante do "Nanook", que foi um grande marco, né?
ReplyDeletePreciso assistir à esses filmes já! hehe obrigada por me lembrar! Qual filme do Orson Welles você indica para alguém que não conhece quase nada de sua obra?
Beijos,
Michas
http://michasborges.blogspot.com
Oi, Lê!
ReplyDeleteVim retribuir a visita e conhecer seu blog. Como eu nunca tinha vindo aqui antes? Dei uma olhada rápida e gostei muito do que vi. Provavelmente, você vai me ver por aqui mais vezes...
Ah, quanto a descobrir minha personalidade por meio dos meus filmes preferidos, preciso de tempo para pensar. Mas a ideia é bem interessante.
bjo
É engraçado que mesmo ele não tendo tido liberdade criativa na Marca da Maldade, ele fez um otimo filme.
ReplyDeleteGosto do Orson Welles, embora não tenha assistido muitos filmes, Cidadão Kane foi um marco na história do cinema. E bom gosto pra filmes, ele tinha. Que lista fantástica! Adorei o post.
ReplyDeleteWalles era com certeza um gênio. Luzes na Cidade, verdade? Olha não sabia mesmo que Orson Welles gostava deste filme. Eu não sei o que Titanic, Laranja Mecânica, 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você e Cisne Negro e outros dizem sobre mim, precisaria de uma análise. Beijão <3
ReplyDeleteGosto de Orson Wells, mas vou dizer uma coisa que talvez possa até ser a razão minha crucificação: acho ele supervalorizado.
ReplyDeleteOla querida amiga,excelente abordagem para tentar personalizar Orson Welles,que aliás,acho eu,de uma pernonalidade das mais complexas.Como minha preferencia para filmes é nitídamente musical,comédias inteligentes e romantismo,sinto ser uma pessoa de modo geral bem alegre,bem humorada,um pouco desligada mas naturalmente feliz.Será esta a resposta?Uma boa-noite e meu abraço com muito carinho.SU.
ReplyDeleteDesejo-te uma boa semana, flor!!!
ReplyDeleteBeijão <3
Fazer isso comigo seria meio complicado e demorado, mas seria tb interessante, qualquer dia farei esta lista minha tb!
ReplyDeletehttp://monteolimpoblog.blogspot.com.br/