} Crítica Retrô: A Cicatriz (1976) / The Scar (1976)

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Friday, December 22, 2023

A Cicatriz (1976) / The Scar (1976)

 

Alguns nomes são incontornáveis quando estudamos a História do Cinema - sim, com letras maiúsculas. Um destes nomes é difícil de escrever: Krzysztof Kieslowski. Já havia assistido à sua Trilogia das Cores - “A Liberdade é Azul” é meu favorito dos três – mas eu não havia tido acesso a seu trabalho anterior... até agora.

There are some names that you must stumble upon when studying Film History - yes, with capital letters.
One of these names is hard to spell: Krzysztof Kieslowoski. I had already watched his Three Colors trilogy - being “Blue” my favorite from the trio - but I hadn’t got access to his earlier work… until now.

Uma nova fábrica vai ser instalada na cidade de Olecko e Stefan Bednarz (Fransciszek Pieczka) será o chefe. Mas não é sua primeira vez em Olecko: ele já esteve lá vinte anos antes, quando se envolveu em um incidente com sua esposa e um homem chamado Stasiu Lech. Ele encontra Lech novamente, trabalhando na fábrica.


A new factory is going to be installed in the city of Olecko and Stefan Bednarz (Fransciszek Pieczka) will be the boss. But it’s not his first time in Olecko: he had been there twenty years earlier, when he got involved in an incident with his wife and a man named Stasiu Lech. He finds Lech again, working at the factory.

Em Olecko, sem a esposa, Stefan é visitado pela filha Eva (Joanna Ozerskkowska), uma jovem adulta de quem ele não é muito próximo. Para adicionar conflito, muitas pessoas em Olecko são contra a construção da fábrica, dizendo que as cidades e seus habitantes ficarão muito melhor sem ela.


In Olecko, without his wife, Stefan is visited by his daughter Eva (Joanna Ozerszkowska), a young adult with whom he is not very close. To add to the conflict, many people in Olecko are against the building of the factory, claiming that the city and its inhabitants are better off without it.

Este filme é baseado em um livro escrito pelo próprio Kieslowksi, junto com Romuald Karas. Kieslowski já tinha muita experiência com documentários em curta-metragem, enquanto Romuald era conhecido como escritor – na verdade, “A Cicatriz” é o principal crédito de Karas no cinema.


This movie is based on a novel written by Kieslowski himself, together with Romuald Karas. Kieslowski had already a lot of experience in documentary shorts, while Romuald was known as a writer – in fact, “The Scar” is the main film credit for Karas.

“A Cicatriz” recebeu dois prêmios no Festival de Cinema Polonês: Melhor Ator e Prêmio Especial do Júri. Tem atualmente 86% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, com 68% de aprovação dos usuários do mesmo site.

 

“The Scar” received two awards at the Polish Film Festival: Best Actor and the Special Jury Award. It holds an 86% Fresh rating from critics on Rotten Tomatoes, with a 68% audience score.

Kieslowski uma vez disse que “A Cicatriz” é um filme de contradição, comprometimento e hipocrisia, e estes podem ser algumas das várias cicatrizes às quais o título se refere. Outra possível cicatriz pode ser o conflito entre o pessoal e o profissional sentido pelo protagonista ao voltar para uma cidade onde ele viveu uma situação desagradável no passado – algo que, apesar de nunca explicado, certamente deixou nele uma cicatriz.

 

Kieslowski once said that “The Scar” is a film of contradiction, compromise and hypocrisy, and these can be some of the many of the scars that the title refers to. Another possible scar may be the conflict between personal and professional that the lead feels when he gets back to a town where he lived an unpleasant situation in the past – one that, although never explained, certainly left him “scarred”.

“A Cicatriz” é o filme mais fraco de Kieslowski que vi até agora – além da Trilogia das Cores, também assisti este ano a “Amador” (1979). Este também foi o primeiro longa do diretor a estrear nos cinemas. Bem, nem todos os diretores são como Orson Welles e podem dizer que estrearam com uma obra-prima.

 

 “The Scar” is the weakest Kieslowski film I’ve seen - besides the Three Colors trilogy, I also watched this year “Amador” (1979). It’s also his first feature to receive a theatrical release. Well, not all directors are like Orson Welles and can claim that they debuted with a masterpiece.

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