“As Docas de Nova York” já é o título
de um filme de 1928. Se não fosse, seria um ótimo nome para este filme que
ganhou oito Oscars, revelou uma jovem atriz, teve seus bastidores permeados
pelo espírito caça-comunista e apresentou um dos monólogos inesquecíveis da
sétima arte.
“The Docks of New York” was already the
title of a film from 1928. If it wasn’t, it would be a perfect title for this
film, “On the Waterfront”, that won eight Oscars, revealed a young actress, had
the shootings contaminated by the anti-communist spirit, and presented one
unforgettable monologue.
O ainda belo Marlon Brando já era sex-symbol popularizado por “Uma Rua
Chamada Pecado” (1951) e “O Selvagem” (1953). Aqui vive Terry Malloy,
ex-lutador fracassado que cria pombos e está à mercê do chefe do sindicato John
Friendly (Lee J. Cobb), a mando de quem participa de um assassinato. Tudo se
complica quando ele se apaixona pela irmã do estivador que ajudou a matar, a
bela Edie Doyle (Eva Marie Saint), moça que vai à luta e convence o padre Barry
(Karl Malden, com quem Brando já trabalhara em “Uma rua chamada pecado”) a agir
contra a corrupção.
“Sindicato de Ladrões” é uma história
de traição, dentro e fora das telas. Terry foi traído pelo irmão advogado,
Charlie (Rod Steiger). O garotinho (Arthur Keegan) que admirava Terry, ao
descobrir em seu ídolo também um assassino, mata seus pombos. É impossível
falar do filme sem citar a história por trás dele, correndo em paralelo no
Comitê de Atividades Antiamericanas no Congresso. Elia Kazan, diretor também de
outros clássicos, ex-membro ativo do Partido Comunista, ao ver-se acusado,
decidiu apontar seus antigos camaradas e colocou-os em maus lençóis. O
dramaturgo Arthur Miller, marido de Marilyn Monroe, trabalhava no roteiro do
filme e decidiu abandoná-lo, passando a escrever uma peça que fazia referência
à caça às bruxas que acontecia em Washington. Miller abandonou o projeto quando
os chefes do estúdio exigiram que os gângsteres, vilões do filme, fossem
comunistas. Kazan escalou então o amigo Budd (vejam só, “amigo” em inglês!)
Schulberg para escrever o roteiro, baseando-se em uma série de 24 artigos de
jornal que garantiram o Prêmio Pulitzer para o jornalista Malcolm Johnson. Mais
tarde Kazan tornou pública sua identificação com Terry, dividido sem saber a
quem ser leal. Conflitos à parte, o diretor tornou-se persona non grata no meio artístico, da mesma forma como foram
excluídos aqueles que ele delatou. Em 1999, ao receber um Oscar honorário, Elia
Kazan viu a Academia dividir-se entre contentes e indiferentes, criando um
clima pesado inédito na festa do Oscar (pelo menos na entrega do prêmio honorário).
Apesar de sua atuação ter lhe rendido
seu primeiro Oscar, Marlon Brando não queria aceitar o papel. John Garfield era
a primeira escolha, mas faleceu antes de começarem as filmagens. Frank Sinatra
já havia aceitado e estava louco para atuar revivendo parte de sua juventude em
Hoboken, New Jersey, mas os produtores persuadiram Brando, pois queriam um nome
que chamasse mais a atenção do público. Mesmo com um Oscar de Melhor Ator
Coadjuvante ganhado no mesmo ano, Frank foi descartado. Para convencer Brando,
foi feito um teste falso: um jovem ator do Actor’s Studio foi chamado para
simular a leitura do papel e despertar a competitividade de Brando. Funcionou.
O jovem ator chamado para a farsa mais tarde ganharia destaque: Paul Newman.
Although his performance earned him his
first Oscar, Marlon Brando didn’t want to accept the role. John Garfield was
the first choice, but he passed away before production began. Frank Sinatra had
already accepted the role and was excited to act and relive his youth in
Hoboken, New Jersey, but the producers tricked Brando into accepting it,
because they wanted a more famous lead. Even with a Best Supporting Actor Oscar
under his belt, Sinatra was turned down. To convince Brando, they simulated a
fake test: a young actor from the Actor’s Studio was called to be tested for
the role, and hopefully make Brando competitive enough to accept it. It worked.
The young actor called for the farse would become famous later on: he was Paul
Newman.
Durante as filmagens, Brando ia
diariamente a um analista que o ajudava a lidar com a recente morte da mãe.
Isso obrigava toda a equipe a se adequar aos compromissos do ator. Um exemplo é
o famoso diálogo entre os irmãos no banco do táxi. Marlon começou a improvisar
suas falas, dizendo trivialidades, e enfureceu o diretor Elia Kazan. Então
seguiu o roteiro, gravou sua parte e saiu para a consulta. O ator Rod Steiger
teve de gravar seus closes sem ter com quem contracenar. Isso tornou ainda mais
profunda sua expressão de desolação, visto que ele ficou bastante chateado com
a saída de Brando durante a gravação.
Vinda de sete anos de trabalho na
televisão, Eva Marie Saint estreou no cinema aos 30 anos já ganhando um Oscar.
As outras opções para o papel de Edie eram Grace Kelly e Elizabeth Montgomery.
Grace preferiu filmar “Janela Indiscreta”. Elizabeth foi descartada por não
convencer como uma garota criada no cais de Nova York. Anos mais tarde ela
alcançaria imortalidade como protagonista da série “A Feiticeira”. Apesar de
ter um papel de destaque e várias falas e cenas memoráveis, Eva foi indicada
como Atriz Coadjuvante, pois o produtor Sam Spiegel achou que assim seria mais
fácil ela ganhar das demais concorrentes. Deu certo. E, dois dias depois da
cerimônia, nasceu seu primeiro filho.
After seven years working on TV, Eva Marie
Saint made her first film at age 30 and already got an Oscar for her
performance. The other options for the role of Edie were Grace Kelly and
Elizabeth Montgomery. Kelly chose to appear on “Rear Window” instead.
Monmtgomery was refused because nobody would believe that she was raised in the
New York shore. Years later she would become a TV immortal when she starred in
the sitcom “Bewitched”. Even though her role was substantial and she
was in memorable scenes, Eva was nominated for the Supporting Actress award,
because producer Sam Spiegel thought that her chances would be bigger than if
she competed with the leading actresses. It worked. And, two days after the
ceremony, her first child was born.
Sério, sombrio e realista, “Sindicato
de Ladrões” trouxe elementos do Neorrealismo italiano para Hollywood e
conquistou com isso grande sucesso e boas críticas. Mais do que isso,
consolidou o método usado pelos novos talentos que vinham despontando. E, como
não podia deixar de ser, mexeu com uma legião de cinéfilos, seja pelo enredo de
romance e dilemas éticos, pelas atuações, por seus oito Oscars ou pela
significativa história dos bastidores.
Serious, somber and realistic, “On the
Waterfront” brought elements from the Italian Neorrealism to Hollywood and,
because of that, received positive reviews and was a box-office success. More
than that: it consolidated the Method used by the new up-and-coming talents.
And, of course, it moved millions of cinephiles, some because of the romantic
plot, some because of the ethical dilemmas, some because of its eight Oscar and
others yet because of the meaningful backstage story.
Querida amiga Lê!
ReplyDeleteHoje tive a sorte de te encontrar pelo seu convite. Vou-te seguir! Me segue tambem em meus espaços! Terei muito gosto em ser-mos amigos e leitores.
Gostei deste do teu canto que me prendeu! Logo no primeiro texto adorei!
Um beijo bem grande.
Lê, este é um dos meus filmes favoritos. Para ser perfeito bastaria trocar a Eva Marie Saint.
ReplyDeleteCumprimentos cinéfilos!
O Falcão Maltês
lê, você me visitou e eu dei uma passadinha aqui. você não é muito novinha para ter um blog desses não? ;) enfim, estou seguindo porque adorei, ainda não havia escolhido nenhum bolg sobre cinema. respondi lá no Ixtlan, espero que volte de vez enquando para comaprtilhar das minhas idiossincrasias. um beijo.
ReplyDeleteOlá...
ReplyDeleteFiquei muito feliz com a sua visita e estou passando rapidinho, mas volto para ler com calma...
Teu blog é muito interessante, pode esperar que volto mesmo.
beijos boa noite
Bom post. Este filme é mesmo maravilhoso, mesmo que o Kazan seja um canalha traidor. É preciso separar o autor da obra, não é verdade?
ReplyDeleteUm dos melhores filmes de todos os tempos. E um dos meus favoritos também.
ReplyDeletebeijos!
Não sabia deste episódio envolvendo o Paul Newman, fato curioso...
ReplyDelete.
Deia uma passada pelo meu blog e confira a minha resenha do filme! Abraços!!!
.
http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/03/sindicato-de-ladroes.html
Excelente e completa análise deste filme clássico, com muitos detalhes que eu desconhecia envolvendo seus criadores!
ReplyDeleteAbraços, Lê!
Hello, i read your blog from time to time and i own a similar
ReplyDeleteone and i was just
wondering if you get a lot of spam remarks? If so how do you prevent it, any plugin or
anything you can suggest? I get so much lately it's driving me
insane so any support is very much appreciated.
Here is my blog: the-home-income-station.com
Superb blog! Do you have any hints for aspiring writers?
ReplyDeleteI'm hoping to start my own blog
soon but I'm a little lost on everything. Would you suggest starting with a
free platform like
Wordpress or go for a paid option? There are so many options out there that I'm totally confused .. Any ideas? Cheers!
Feel free to surf to my homepage computersplace.com
Wow that was strange. I just wrote an incredibly long comment but after I clicked
ReplyDeletesubmit my comment didn't show up. Grrrr... well I'm not writing all that
over again. Anyway, just wanted to say excellent blog!
Take a look at my blog social.zarya-chern.ru
Um dos melhores filmes já feitos, com um ótimo elenco e com Brando nos presenteando com uma das melhores e mais profundas atuações da história do cinema. Simplesmente sensacional
ReplyDelete