Minha iniciação artística se deu com as pinturas de Van Gogh. E dá-lhe cópias de sua biografia e versões do quadro “O Quarto de Van Gogh em Arles”. Essas atividades ficaram em minha memória, e voltaram com força total assistindo à “Sede de Viver”, cinebiografia dirigida por Vincente Minnelli e estrelada por Kirk Douglas.
Com vocês, o biografado: Vincent Willen van Gogh (1853 – 1890) foi um pintor holandês que fez muito mais do que pintar girassóis e cortar a orelha esquerda. Foi um ativo pintor durante apenas cinco anos, deixando centenas de telas. Nome importante do pós-impressionismo (corrente preocupada em transmitir emoções nas pinturas), ao lado de Cézanne e de seu amigo Paul Gauguin, cada mudança nas pinceladas de suas obras representava uma mudança em sua conturbada vida. De gênio difícil, sempre atormentado e sofrendo com problemas mentais como outros membros da família, o pintor suicidou-se aos 37 anos, sem constituir família ou alcançar fama e fortuna.
Licença Cinematográfica: Algumas poucas notas referentes a detalhes (por exemplo, não é mostrado que Van Gogh enviou sua orelha cortada para uma mulher, embora esta apareça no filme). Isso mostra a perfeição do filme, uma biografia fidedigna do grande pintor.
4 comments:
Muito bacana seu blogue. Já estou te seguindo. Beijos.
Lê, SEDE DE VIVER é uma maravilha. Não gosto muito de Kirk Douglas, mas tenho que reconhecer que é um grande ator.
Ah, a Judy já está lá num post só dela!
Beijos
www.ofalcaomaltes.blogspot.com
Achei o seu blog fantástico *-*
Quando li seu perfil fiquei encantada.
Por isso estou seguindo.
*No meu blog falo de clássicos também, caso se interesse ;)
http://allclassics.blogspot.com/
Lê, adorei o seu blog. Parabéns!!!
Gostaria muito de assistir a esse filme. Acho incrível a história de vida de Van Gogh.
Entre aqueles que já assisti, gosto demais do francês "Os últimos dias de Van Gogh". Vale a pena.
Já sou sua seguidora!!
Abraço.
Elaine
Post a Comment