Um dos meus atores / cantores
favoritos é Paul Robeson. Eu sempre fiquei intrigada com a letra de uma música
comumente associada à Robeson: Ol’ Man River. A letra é assim: “Estou cansado
de viver mas com medo de morrer”. Já ouvi alguns idosos dizendo que estavam
cansados de viver, mas ouvir um adulto saudável dizendo isso me chocou. Isso
aconteceu porque eu não conhecia o contexto, algo que corrigi quando finalmente
assisti ao filme “Magnólia: O Barco das Ilusões” (1936).
One of my favorite singers /
actors is Paul Robeson. I’ve always been intrigued with the lyrics of one tune
commonly associated with Robeson: Ol’ Man River. The lyrics are those: “I’m
tired of living but scared of dying”. I’ve heard quite a few old people saying
they were tired of living, but a healthy adult saying this shocked me. It was
because I didn’t get the context, something I fixed by finally watching “Show
Boat” (1936).
Você sabe que a sessão vai ser boa
quando um verdadeiro desfile traz os créditos.
You know you’re in for a treat
when a whole parade brings the credits.
A família Hawks administra um
barco de espetáculos cuja aparição no horizonte é suficiente para deixar todas
as pessoas - e os animais! - de uma cidade alvoroçados. Os Hawks só têm um
desejo: que sua filha Magnólia (Irene Dunne) se torne uma pessoa respeitável,
isso é, que ela nunca se apresente no barco de espetáculos. Mas Magnólia, ou
Nola, sonha em cantar, dançar e se apresentar para o público.
The Hawks are the managers of a
show boat whose sighting is enough to make all the people - and the animals! -
of a town excited. They only have one wish: that their daughter Magnolia (Irene
Dunne) becomes a respectable person, that is, that she never becomes a show
boat attraction. But Magnolia, or Nola, dreams about singing, dancing and
acting for the public.
Ela tem sua grande chance após um
episódio triste: descobre-se que Steve (Donald Cook) e Julie (Helen Morgan), as
estrelas do show, são um casal interracial, algo proibido no Mississipi. Num
país em que “uma gota de sangue negro faz de você um negro”, ter pele clara não
faz uma pessoa ser considerada branca. O episódio pode soar como um problema de
um passado distante, mas não se engane: a última lei de segregação foi abolida
apenas em 1965 e a genética ainda dita quem é branco e quem não é. Em
“Magnólia: O Barco das Ilusões”, Julie e Steve têm que abandonar o espetáculo.
She gets her big chance after a
shameful episode: it’s discovered that Steve (Donald Cook) and Julie (Helen
Morgan), the stars of the show, are a mixed-race couple, a thing forbidden in
Mississippi. In a country where “one drop of negro blood makes you a negro”,
having fair skin doesn’t make a person be seen as white. The whole episode
might sound as a problem from a distant past, but don’t be fooled: the last
segregation law only fell in 1965 and genetics still dictate who is white and
who isn’t. In “Show Boat”, Julie and Steve have to leave the show.
Como ela era próxima de Julie,
Magnólia conhecia o papel principal e podia substituí-la, o que faz sua mãe se
desesperar. Para o papel masculino principal, os Hawks contratam um viajante,
Gaylord Ravenal (Allan Jones) do Tennessee. Ele e Magnólia têm uma química
incrível, afinal, estão apaixonados! Mas este é um melodrama musical, então
você pode esperar que muitos obstáculos aparecerão em seus caminhos.
Since she was close to Julie,
Magnolia knew the lead part and could replace her, to her mother’s desperation.
As the leading man, the Hawks hire a passerby, Gaylord Ravenal (Allan Jones)
from Tennessee. He and Magnolia have a magnificent chemistry, after all,
they’re in love! But this is a musical melodrama, so you can expect that many
hardships will come their way.
A escolha do diretor pode parecer
estranha: James Whale, o mesmo cara que dirigiu “Frankenstein” (1931), entre
outros filmes de monstro. Na sequência de Ol’ Man River, há alguns ângulos de
câmera inspirados e sombras que contam uma história. “Magnólia: O Barco das Ilusões”
acabou sendo o filme favorito de Whale entre suas próprias obras.
The director choice may look odd:
James Whale, the same guy who directed “Frankenstein” (1931), among other
monster movies. In the Ol’ Man River sequence, there are some inspired camera angles
and shadows telling the story. “Show Boat” ended up being the favorite among
Whale’s own films.
A música é de Jerome Kern e as
letras de Oscar Hammerstein II. As canções são mais o estilo de uma ópera, como
aquelas nos filmes de Nelson Eddy e Jeanette MacDonald. Elas são perfeitas para
o estilo de Allan Jones, que também foi estrela do filme dos Irmãos Marx “Uma
Noite na Ópera” (1935).
The music is by Jerome Kern and
the lyrics by Oscar Hammerstein II. The songs are more operatic, such as the
ones in the Nelson Eddy and Jeanette MacDonald movies. They suit perfectly the
style of Allan Jones, who also starred in the Marx Brothers vehicle “A Night at
the Opera” (1935).
Falamos dos pontos positivos,
agora vem a parte negativa: o racismo. Quando Irene Dunne começa a fazer uma
dança chamada cakewalk, é simplesmente ofensivo. E aí fica pior: ela canta com
blackface. Mais do que isso, Hattie McDaniel faz um papel de empregada
(“Mamie”). O Joe de Paul Robeson é retratado como preguiçoso - mesmo com suas
canções sendo as melhores do filme.
We talked about the good, now
comes the bad and the ugly: racism. When Irene Dunne starts doing the cakewalk
it’s simply offensive. And then it gets worse: she sings while doing blackface.
Moreover, Hattie McDaniel is stuck in a Mamie kind of role. Paul Robeson’s Joe
is portrayed as lazy - even though his songs are the best in the movie.
Agora que eu assisti a “Magnólia:
O Barco das Ilusões”, eu sei que a letra de Ol’ Man River vai além: Paul
Robeson canta expressando seu desejo de cruzar o Rio Jordão, o que significa
que ele está em busca de liberdade e redenção. Morrer numa vida para começar de
novo. No final das contas, o filme pode ser uma saga focada numa família do
ramo do entretenimento, mas o que se perpetua e sobrevive através do tempo é o
grande número de Paul Robeson.
Now that I have watched “Show
Boat”, I know there is more to the Ol’ Man River lyrics: Paul Robeson sings
about his wish to cross the Jordan River, meaning he’s looking for freedom and
redemption. Dying in one life to start anew. In the end, the film might be a
saga focusing on a white family in the entertainment business, but what remains
and shall survive through the ages is Paul Robeson’s big number.





No comments:
Post a Comment