Muitas profissões desapareceram
no último século, em especial por causa de mudanças na tecnologia. Entre essas
profissões, temos condutores de coches, telefonistas, ascensoristas, cortadores
de gelo e pessoas que empilhavam os pinos de boliche após cada tacada. “Amor
Eletrônico” é um filme sobre uma dessas profissões desaparecidas: o quarteto
feminino principal trabalha no departamento de referências de uma empresa de
telecomunicações, pesquisando informações para pessoas que ligam fazendo
perguntas.
Many professions have disappeared in the
last century, in special because of technological changes. Among those
professions, we have carriage conductors, switchboard operators, elevator
operators, ice cutters and bowling alley pinsetters. “Desk Set” is a film about
one of these vanished professions: our leading female quartet work in the
reference department of a broadcasting company, researching info for people who
call them with questions.
Mas as meninas estão prestes a se
tornar obsoletas. Richard Sumner (Spencer Tracy) é um engenheiro contratado
pela empresa delas para instalar um “cérebro eletrônico” para substituir o
departamento de referências. Entretanto, ele não pode contar a verdade sobre o
que está fazendo para as meninas, e deve questionar a chefe do departamento de
referências, Bunny Watson (Katharine Hepburn), acerca do trabalho que elas fazem lá
antes de trazer o cérebro eletrônico.
But the girls are about to become
obsolete. Richard Sumner (Spencer Tracy) is an engineer hired by their company
to install an “electronic brain” to replace the reference department. However,
he can’t tell the truth about what he’s doing to the girls, and he must inquire
the head of the reference department, Bunny Watson (Katharine Hepburn), about
the work done there before the electronic brain is brought over.
Joan Blondell está interpretando
mais uma vez a melhor amiga esperta, uma personagem que ela interpretava com
perfeição desde o começo dos anos 1930. Como amiga de Bunny, Peg Costello a
aconselha a parar de acreditar nas promessas vazias do namorado. Bunny vive uma
relação complicada com seu chefe, Mike Cutler (Gig Young), já há sete anos. Gig
Young interpreta o terceiro elemento do triângulo amoroso - ou, como eu gosto
de dizer, ele é o Ralph Bellamy dos anos 1950 e 60.
Joan Blondell is back at playing the
witty best girl friend, a character she excelled in playing in the early 1930s.
As Bunny’s best friend, Peg Costello advises her to stop believing in her
boyfriend’s empty promises. Bunny is in a complicated relationship with her
boss, Mike Cutler (Gig Young), that has been on for seven years. Gig Young
plays the second element of a romantic triangle here - or, as I like to call,
he is the Ralph Bellamy of the 1950s and 60s.
Este é o oitavo de nove filmes que
Hepburn e Tracy fizeram juntos. “Amor Eletrônico” é uma comédia romântica -
muitas de suas parcerias eram comédias, como “A Mulher do Dia” (1942), “A
Costela de Adão” (1949) e “A Mulher Absoluta” (1952). De fato, há muitos
momentos cômicos no filme, incluindo o jantar no apartamento de Bunny e a festa
de Natal da empresa. Hepburn e Tracy estão ótimos como sempre, e podemos sentir
que eles estavam se divertindo enquanto faziam o filme.
This is the eighth of nine films Hepburn
and Tracy together. “Desk Set” is a romantic comedy - many of their
partnerships were comedies, like “Woman of the Year” (1942), “Adam’s Rib”
(1949) and “Pat and Mike” (1952). Indeed, there are many humorous moments in
the film, including the dinner at Bunny’s apartment and the Christmas party at
the office. Hepburn and Tracy are delightful as well, and we can feel they were
having a good time shooting the film.
A dupla responsável pelo roteiro
é Phoebe e Henry Ephron, pais de Nora Ephron. Como coincidência interessante,
Nora mais tarde escreveu e dirigiu “Mensagem para Você” (1998), um filme que
também é sobre uma mulher que se apaixona por um homem cujo trabalho poderá
deixá-la desempregada - no caso, Meg Ryan interpretava a dona de uma pequena
livraria e Tom Hanks era o dono de uma grande rede de livrarias. Há mais uma
conexão curiosa com o cinema clássico aqui: “Mensagem para Você” é um remake da
comédia de 1940 de Ernst Lubitsch, “A Loja da Esquina”.
The duo responsible for the screenplay
is Phoebe and Henry Ephron, Nora Ephron’s parents. As a nice coincidence, Nora
later wrote and directed “You’ve Got Mail” (1998), a film also about a woman
who falls in love with a man whose work may leave her unemployed - in that
case, Meg Ryan played the owner of a small bookstore and Tom Hanks the owner of
a big branch of libraries. There is one more nice classic film connection here:
“You’ve Got Mail” is a remake of the 1940 Ernst Lubitsch comedy “The Shop
Around the Corner”.
"A Loja da Esquina / The Shop Around the Corner" |
"Mensagem para Você / You've Got Mail" |
Como podemos ver no filme, antes da internet, as pessoas ligavam para departamentos de referências sempre que precisavam de alguma informação - por exemplo, os versos exatos de um poema ou os nomes das renas do Papai Noel - em especial em empresas de telecomunicações como a do filme. É interessante ver que este departamento só tem mulheres como funcionárias - e Peg diz em uma cena que há só homens no departamento legal. De fato, as meninas do departamento de referências são bibliotecárias, e há mais bibliotecárias do que bibliotecários: de acordo com o censo norte-americano, atualmente 83% dos bibliotecários são mulheres, e nos anos 1930 essa porcentagem era muito maior: incríveis 92%!
As we can see in the movie, before the
internet, people called reference departments whenever they wanted any
information - for instance, the exact words of a poem or the names of Santa
Claus’ reindeers - in special in broadcasting companies like the one in the
film. It’s interesting to see that this department has only women working in -
and Peg later says that there are only men in the legal department. Indeed, the
girls at the reference department are librarians, and there are more female
librarians than male ones: according to the US census, today 83% of librarians
are female, and in the 1930s this percentage was much higher: a whopping 92%!
Eu adoraria trabalhar no mesmo
departamento de referências de Miss Watson, Miss Costello, Miss Saylor e Miss
Blair. Estar cercada de livros - estar cercada de conhecimento! - o dia todo é
emocionante. Além disso, eu sou muito boa em memorizar informações inúteis e
curiosidades estranhas. Talvez eu pudesse ser uma especialista em cinema
clássico, assim como Miss Costello é especialista em fatos sobre baseball.
I’d love to work in the same reference
department as Miss Watson, Miss Costello, Miss Saylor and Miss Blair. Being
around books - being around knowledge! - all day long is exciting. Moreover, I
excel at keeping useless information and weird trivia memorized. Maybe I could
be an expert in classic film info, just like Miss Costello is an expert in
baseball facts.
Quando Miss Warriner (Neva
Patterson) chega para instalar o EMMARAC, o cérebro eletrônico, as meninas do
departamento de referências mantêm seus empregos apenas para inserir no cérebro
todas as informações que elas possuem - e então elas serão demitidas. EMMARAC
foi baseado em computadores da IMB, e assim como todos os computadores
primitivos, ele era muito grande, do tamanho de uma casa. Agora temos
smartphones que cabem na palma de nossas mãos e são mais poderosos do que
qualquer computador primitivo. Mas uma coisa não mudou: se o usuário não
conseguir usar o cérebro eletrônico com sabedoria - fazendo a questão certa
para chegar à resposta correta, e interpretando a resposta - o cérebro
eletrônico é inútil, mesmo com toda a informação do mundo.
As Miss Warriner (Neva Patterson)
arrives to install EMMARAC, the electronic brain, the girls from the reference
department are kept there only to feed the brain with all the available
information they have - and then they will be fired. EMMARAC was based on a
real computer by IBM, and as all other primitive computers, it was very big,
the size of a room. Now we have smartphones that are the size of our hands and
are also more powerful than any primitive computer. But one thing remains: if
the user can’t use the electronic brain properly - by asking the precise
question to get a precise answer, and by interpreting this answer - the
electronic brain is useless, even with all the information in the world.
Embora tenha sido recebido com
críticas moderadas em 1957, hoje muitas pessoas consideram “Amor Eletrônico” a
mais divertida das colaborações de Hepburn e Tracy. No site Rotten Tomatoes, o
filme tem 100% de aprovação. Não há dúvidas de que o filme envelheceu bem, não
apenas com humor atemporal, mas também com um tema ainda relevante: homem
contra máquina, o coração humano contra o cérebro metálico. Ainda estamos
debatendo sobre as profissões que se tornarão obsoletas graças à tecnologia, e
bibliotecárias são geralmente citadas em listas de profissões que em breve
desaparecerão. Como Katharine Hepburn mostra no filme - e eu, como estudante de
biblioteconomia, concordo - nos sempre precisaremos de cérebros humanos
preparados para lidar com a informação. Nenhum computador saberá como usar e
interpretar informações sabiamente ou, digamos, escrever uma crítica de filme
como essa.
Although it was received with moderate
reviews in 1957, many people today consider “Desk Set” to be the funniest of
the Hepburn / Tracy collaborations. On Rotten Tomatoes, the film holds a 100%
rate of approval. There is no doubt the film stands the test of time, not only
with atemporal humor, but also with a still relevant theme: man versus machine,
the human heart versus the metallic brain. We’re still debating about what professions
will become obsolete thanks to technology, and librarians are often cited in
lists of professions doomed to disappear. As Katharine Hepburn shows in this
movie - and, as a library science student, I agree - we’ll always need prepared
human brains to handle information. No computer will know how to properly use
and interpret information or, let’s say, write a movie review like this.
This is my contribution to the Second
Spencer Tracy and Katharine Hepburn blogathon, hosted by Crystal and Michaela
at In the Good Old Days of Classic Hollywood and Love Letters to Old Hollywood.
3 comments:
Such fun to "watch" Desk Set with you. It would be a dream to work with those gals, and enjoy that Christmas party.
When Richard says to Bunny "I'll bet you write beautiful letters" it is my favourite expression of I love you without those words.
I only saw part of this once, but I liked it! Good review!
Such a good film! Every time I watch it, I long to step through the screen and join the fun. It's just such a cozy and sweet movie, and I love how goofy Tracy and Hepburn get.
Thanks for bringing this great post to our blogathon!
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