Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Movie Icons: um presente para os olhos

O que mais encanta um cinéfilo são as imagens mágicas que passam na tela. Não é à toa que muitos livros sobre cinema usam e abusam das imagens em suas páginas, às vezes apresentando menos textos que figuras. A coleção “Movie Icons” não foge à regra, mas apresenta com maestria imagens belíssimas dos mais cultuados astros do cinema. 

A editora Taschen publica livros de vários assuntos e foca seus trabalhos em coletâneas de fotografias. Além da série “Movie Icons”, ela publica a coleção “Music Icons”, que já homenageou Bob Dylan, Michael Jackson e John Lennon. A editora foi fundada em 1980 na Alemanha e surgiu para publicar a coleção de quadrinhos de seu fundador, Benedikt Taschen. Sua linha aumentou e encobre desde bizarrices até arquitetura, pintura e, claro, cinema.

Foram publicados até agora 26 livros com a trajetória de diversos astros e estrelas do cinema, sendo que os primeiros vinte homenageados foram escolhidos em votação pelos leitores. As últimas adições à coleção são personalidades ainda vivas, como Woody Allen, Robert De Niro, Clint Eastwood, Al Pacino Sean Connery e Johnny Depp. Não gosto muito de livros sobre carreiras de pessoas ainda vivas, porque ficam desatualizados rapidamente.
Entre as outras estrelas homenageadas estão Elizabeth Taylor, Grace Kelly, Audrey Hepburn (que com certeza deram origem a belíssimos livros), Chaplin, os irmãos Marx, Cary Grant, Frank Sinatra, Marlon Brando, James Dean, Humphrey Bogart, Marlene Dietrich e Mae West. Eu tenho apenas dois livros da coleção, com imagens de Greta Garbo e Katharine Hepburn.     
My babies 
A maioria das imagens foi retiradada da Koball Collection. Eu nunca havia visto muitas delas até comprar os livros. Isso inclui cenas de bastidores, artigos de jornal, retratos, fotos publicitárias, pôsteres e capas de revistas. Elas são de encher os olhos, maravilhosas mesmo em preto-e-branco. Os textos que as acompanham vêm em três línguas: italiano, espanhol e português. Como a tradução segue a gramática de Portugal, vez ou outra surge um termo diferente para os leitores brasileiros, como “ecrã” ao invés de “tela”.
Por dentro do livro de Ingrid Bergman
E da Liz
E da Marilyn
Muito trabalho é necessário para criar um desses livrinhos de 192 páginas. Além da escolha cuidadosa de imagens, a bibliografia é extensa, como se pode observar pelos créditos na última página. Para recolher detalhes de dentro e fora das telas, além de várias citações, é preciso que o autor percorra páginas e mais páginas de escritos sobre cada um desses ícones. Paul Duncan é o editor da maioria dos livros e tem uma extensa obra publicada pela Taschen.
Nas lojas americanas, como a Barnes & Noble, cada livro sai por menos de dez dólares. No Brasil, os preços variam de 29 a 40 reais. Comprei meus dois exemplares por 29,90 cada. Apesar de pequenos no formato, os livros são um pouco pesados e o papel é de ótima qualidade. Pela análise do título “Movie Icons” fica claro que ainda faltam muitos ícones a serem inseridos nessa série que é, sobretudo, um trabalho de amor às imagens eternas das lendas do cinema.

P.S.: Como muitas pessoas ficaram interessadas pelo filme analisado no último post, deixo aqui o link de “Modas de 1934”, completo e legendado, no YouTube:  http://www.youtube.com/watch?v=qyEoWkmYqWY

15 comentários:

Michas disse...

Lê,

Acho essa coleção de livros muito lindinha. Sempre fico "namorando" os exemplares nas prateleiras e, como na maioria das vezes, estou comprando outros livros, acabo não levando nenhum. Mas estou pensando seriamente no da Marilyn, do James Dean, da Liz Taylor, da Grace Kelly, do Elvis, Sinatra...ahahaha...preciso de um dos livrinhos!

Ah, obrigada pelo link do filme! Vou tentar assistir nos próximos dias :)

Beijos,

Michas
http://michasborges.blogspot.com

Gilberto Carlos disse...

Tenho um livro sobre Hitchcock da editora Taschen. Realmente muito bom, repleto de fotos e um preço acessível. Quero comprar outros da coleção. Abraços.

Jefferson C. Vendrame disse...

Quero AGORA esses livros de James Dean, Marilyn Monroe e Marlon Brando... como eu ainda não os conhecia? :(

Lê, muito obrigado por nos trazer essas informações, já vou em busca....

Abração

Pedrita disse...

belas publicações. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Imagine if you can get Free Brand New Apple iPhone 5 in just 1 minute? I know you can't belliwe but what if you try? You are not losing anything, Get one for Free, Don't miss your chance, Click Here ;)

Mario Salazar disse...

Yo ahora estoy leyendo el libro de Truffaut sobre Hitchcock y esta muy bien, recomendable. Sobre fotos también me gustan, tengo una cuenta en pinterest y ahí subo las que más me impactan, y sobre mis favoritos, que son variados. Después tengo obras de Marilyn Monroe, Paul Newman y Woody Allen. Se oyen bien los libros que has comprado. Besos.

Verônica Reis disse...

Lê,

Eu quero o da Marylin, pufavô? *-*
HAHA
eu gosto dessas coleções porque quase sempre descobrimos coisas que não são corriqueiras serem divulgadas por aí.


Um beijo
Humble Opinion

Rubi disse...

Sempre vejo esses livros, e não é de hoje que tenho vontade de comprá-los. Só não imaginava a riqueza de fotografias e qualidade do mesmo.

Ótimo post, ótima sugestão.
Realmente, vale à pena pagar quase trinta reais por um desses.

ANTONIO NAHUD JÚNIOR disse...

Olá, parceira, estou de volta, pronto para trocar comentários e seguir suas postagens. Fico feliz em ver que seu blog continua a todo vapor.
Cumprimentos cinéfilos!

O Falcão Maltês

Michelle disse...

Já dei uma espiada em alguns desses livros e fiquei babando. Dá vontade de levar um monte para casa. O do Hitchcock e o do Woody Allen eu vou acabar comprando, com certeza.
bjo

Danny disse...

I had no idea stuff like this was out there. Thanks for sharing! I'll have to look for em!

Anônimo disse...

Hello, i think that i saw you visited my website thus i came to “return the favor”.
I'm attempting to find things to improve my website!I suppose its ok to use some

of your ideas!!

Here is my web blog: Catalog.Cixx6.com

Anônimo disse...

I am not sure where you are getting your info, but good topic.
I needs to spend some time studying

much more or figuring out more. Thank you for wonderful info I was searching for

this information for my mission.

Feel free to surf to my web page ... itellyou.at

Anônimo disse...

Hi, Neat post. There's a problem with your site in internet explorer, would check

this… IE still is the market leader and a big portion of people will miss your magnificent writing because of this problem.

My site; Donshost.X10.mx

Anônimo disse...

Unquestionably consider that which you said.
Your

favorite justification seemed to be on the internet the

easiest factor to remember of. I say to you, I definitely get annoyed while folks think about worries
that they plainly don't recognise about. You controlled to hit the nail upon the highest and outlined out the entire thing with no need side-effects ,

people can take a signal. Will likely be again to get more. Thank you

my website; http://Www.Cafulcurasc.Com.ar/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...