} Crítica Retrô: Salomé (1953) / Salome (1953)

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Sunday, April 14, 2019

Salomé (1953) / Salome (1953)


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Primeiro, ela foi Gilda, arrasando corações em um cassino em Buenos Aires em 1946. Depois, em 1948, ela foi Carmen, uma cigana que faz um militar se tornar fora da lei na Espanha. O próximo passo para ela foi dar vida à Salomé, que pediu a cabeça de João Batista na Galileia. A atriz Rita Hayworth interpretou muitas femme fatales – na lista, apenas Gilda seria considerada a femme fatale regular do cinema noir – e ela era a escolha óbvia para interpretar a femme fatale bíblica em “Salomé”, de 1953 – e corajosamente subverter a famosa história.

First, she was Gilda, wrecking hearts in a casino in Buenos Aires in 1946. Then, in 1948, she was Carmen, a gypsy that makes an officer become an outlaw in Spain. The next step for her was to embody Salome, who asked for John the Baptist's head in Galilee. Actress Rita Hayworth played many femme fatales – in the list, only Gilda could be considered the common noir femme fatale – and she was the obvious choice to play the Biblical femme fatale in 1953's “Salome” - and boldly subvert the well-known story.


Um pouco do básico de história bíblica: antes de Jesus ficar conhecido como o Messias, seu primo, João Batista, era considerado o Messias, embora sempre negasse isso. John era alguns meses mais velho que Jesus e Jesus, já adulto, foi batizado por João.

A little of Biblical history 101: before Jesus became known as the Messiah, his cousin, John the Baptist, was considered the Messiah, although he denied the title. John was a few months older than Jesus and Jesus, already in his adulthood, was baptized by John.


Assim como outros profetas, João Batista (Alan Badel) prega contra tiranos, como o rei Herodes (Charles Laughton) – o filho de Herodes o Grande, aquele rei que quis matar todos os bebês do gênero masculino quando Jesus nasceu. Quem está mais ansiosa com a crescente popularidade de João é a rainha Herodias (Judith Anderson), que quer que seu marido faça algo antes que o pregador os tire do trono.

Like other prophets, John the Baptist (Alan Badel) preaches and talks against tyrants, like King Herod (Charles Laughton) – the son of Herod the Great, that king who wanted all baby boys killed by the time Jesus was born. The one more anxious about John's growing popularity is Queen Herodias (Judith Anderson), who wants her husband to do something about the preacher before he dethrones them.


Filha da rainha Herodias e enteada do rei Herodes, a princesa Salomé (Rita Hayworth) vive em Roma. Marcellus (Rex Reason), sobrinho do imperador Tiberius Cesar (Cedric Hardwicke), quer se casar com Salomé, mas o imperador o proíbe, porque Salomé não é romana, e então bane Salomé de Roma. No caminho para casa, ela conhece o comandante Claudius (Stewart Granger), que deve acompanhar a caravana dela par a Galileia. O provocador e pio comandante se apaixona por ela.

Queen Herodias's daughter and king Herod's stepdaughter, Princess Salome (Rita Hayworth), lives in Rome. Marcellus (Rex Reason), the nephew of emperor Tiberius Caesar (Cedric Hardwicke), wants to marry Salome, but the emperor forbids him to do so, because Salome is not a Roman, and banishes Salome from Rome. On her way home, she meets commander Claudius (Stewart Granger), who must accompany her caravan to Galilee. The provocative and pious commander falls in love with her.


Atravessando a planície rumo à Galileia, a caravana encontra João Batista e seus seguidores e ocorre um confronto. Claudius impede que João seja morto por um soldado – ele diz que a morte de João causaria revolta entre o povo, mas na realidade Claudius e João são amigos.

When going by land to Galilee, the caravan meets with John the Baptist and his followers and there is confrontation. Claudius prevents John from being killed by a soldier – he says that killing John would cause uproar among the people, but in reality Claudius and John are friends.


No palácio, o rei Herodes se interessa pela enteada, enquanto a rainha Herodias cria um plano para usar a beleza de Salomé a seu favor. Salomé vai ao mercado e ouve João Batista falando mal da mãe dela, e por isso começa a se opor a ele, o que é perfeito para o plano de Herodias.

In the palace, King Herod lusts over her stepdaughter, while Queen Herodias plots a plan to use Salome's beauty to her favor. Salome goes to the market and listens to John the Baptist speaking ill of her mother, and thus starts to oppose him, which is perfect for Herodias's plan.


Entre 1949 e 1951, Rita Hayworth se afastou de Hollywood ao se casar com o príncipe Ali Khan e se tornar a primeira atriz / princesa. Em 1951, DeMille disse que queria Hayworth para interpretar Salomé em um filme que ele faria no futuro. O chefe da Columbia, Harry Cohn, roubou a ideia e fez “Salomé” em 1953, com Hayworth também como produtora do filme, através de sua produtora Beckworth Company, que produziu três de seus filmes.

Between 1949 and 1951, Rita Hayworth took a break from Hollywood as she married Prince Aly Khan and became the first actress / princess. In 1951, DeMille said he wanted Hayworth to play Salome in an upcoming picture. Columbia boss Harry Cohn stole the idea and made “Salome” in 1953, with Hayworth serving also as a producer, under her company Beckworth, that produced only three of her movies.


Alan Badel, olhando para cima o tempo todo com olhos arregalados, faz João Batista parecer um pouco lunático. Em “Rei dos Reis” (1961), João Batista é interpretado por Robert Ryan, o que faz com que ele pareça bem mais velho que o Jesus de Jeffrey Hunter, e também mais circunspecto. No épico de 1961, Salomé é interpretada por Brigid Bazlen, uma garota parecida com Elizabeth Taylor que tinha apenas 16 anos na época.

Alan Badel, looking up all the time with wide open eyes, makes John the Baptist look a little bit lunatic. In “King of Kings” (1961), John the Baptist is played by Robert Ryan, what makes him look much older than Jeffrey Hunter’s Jesus, and also more circumspect. In the 1961 epic, Salome is played by Brigid Bazlen, an Elizabeth Taylor lookalike who was only 16 at the time.

John the Baptist in 1953
John the Baptist in 1961

Falando em louco, o Herodes de Charles Laughton nos lembra um pouco do Nero de Peter Ustinov em “Quo Vadis” (1951), com a diferença de que Nero era mais megalomaníaco, enquanto Herodes é mais como uma criatura nojenta.
Judith Anderson, conhecida como a vilã de “Rebecca” (1940), é perfeita como a maldosa rainha Herodias.

Speaking of crazy, Charles Laughton's Herod kind of reminds us of Peter Ustinov's Nero in “Quo Vadis” (1951), with the difference that Nero was more megalomaniac, while Herod is more of a disgusting creature. Judith Anderson, known as the villain in “Rebecca” (1940), is perfect as the evil Queen Herodias.


Assim como em “Ben-Hur”, em “Salomé” Jesus também aparece, mas seu rosto não é mostrado. Mas, aqui, o personagem mais importante é fictício: Claudius é um homem bom entre homens maus, dividido entre o dever e sua nova crença. Quando se apaixona por Salomé, um novo conflito surge, pois ele tenta mostrar a ela que a mãe dela está errada e que João Batista está pregando uma doutrina que durará séculos.

Like in “Ben-Hur”, in “Salome” Jesus is also there, but his face is not shown. But, here, the most important character is a fictional one: Claudius is a good man among bad men, torn between duty and his new belief. As he falls in love with Salome, a new conflict appears, as he tries to show her that her mother is wrong and John the Baptist is actually preaching about something that will last centuries.


Podemos até ser subversivos e dizer que “Salomé” é tão subversivo quanto “Bastardos Inglórios” (2009), de Tarantino. Salomé se redime e sua culpa no assassinato de João Batista é apagada, e ela se torna uma vítima e não uma femme fatale. Nesta versão, ela faz a Dança dos Sete Véus – que Hayworth mencionou como a coreografia mais difícil que teve de fazer – como distração para que Claudius tente libertar João Batista. Obviamente, isso não termina bem para João, mas é bom ver Salomé como um ser humano, que ri, ama e aprende.
  
We can even be subversive and say that “Salome” is as subversive as Tarantino's “Inglorious Basterds” (2009). Salome is redeemed and her guilt in John the Baptist's assassination is erased, and she becomes a victim rather than a femme fatale. In this version, she performs the Dance of the Seven Veils – that Hayworth mentioned as the most demanding dance routine she ever performed – as a distraction while Claudius tries to free John. Of course, it doesn’t end well for John, but it’s nice to see Salome as a human, laughing, loving and learning.

This is my contribution to the Stewart Granger blogathon, hosted by Maddy at Maddy Loves Her Classic Movies.


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