} Crítica Retrô: O Abismo (1910) / The Abyss (1910) / Afgrunden (1910)

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Friday, January 19, 2024

O Abismo (1910) / The Abyss (1910) / Afgrunden (1910)

 

Muito tempo atrás, as estrelas de cinema não recebiam crédito nem no começo nem ao final dos filmes. Esta foi a maneira que os primeiros cineastas encontraram para evitar que atores e atrizes ficassem famosos demais, o que os faria demandar salários maiores. Mas logo antes de descobrirem que a Cachinhos Dourados era a atriz canadense Mary Pickford, que iria se tornar uma superestrela nos EUA, outra superestrela apareceu do outro lado do Atlântico: Asta Nielsen. Com uma dança lasciva em seu primeiro filme, “O Abismo / Afgrunden” de 1910, Nielsen se tornou uma sensação do dia para a noite.


Once upon a time, film stars didn’t receive credit on screen. It was the way the first filmmakers found to not let the actors and actresses become too famous, which would lead to a claim for higher salaries. But just before Little Goldilocks was discovered to be Canadian actress Mary Pickford, who would become a superstar in American cinema, another superstar emerged on the other side of the Atlantic: Asta Nielsen. With a lascivious dance in her first film, 1910’s “The Abyss / Afgrunden”, Nielsen became an overnight sensation.

Um homem e uma mulher se conhecem num bonde. O homem é Knud Svane (Robert Dinesen) e a mulher é Magda Vang (Asta Nielsen). Knud convida Magda para passar uns dias em sua casa de campo durante o verão, e lá ela o convence a assistir a uma performance de um circo itinerante. No circo Magda conhece o artista Rudolf Stern (Paul Reumert), se apaixona e foge com ele. Ela terá seu felizes para sempre? Veremos depois de 38 minutos de projeção.


A man and a woman meet on a trolley. The man is Knud Svane (Robert Dinesen) and the woman is Magda Vang (Asta Nielsen). Knud invites Magda to his country home during summer, and there she convinces him to watch a performance from a traveling circus. At the circus Magda meets performer Rudolf Stern (Paul Reumert), falls in love and runs away with him. Will she get a happily ever after? After 38 minutes of projection, we shall see.

A sequência de dança sugestiva, chamada de “dança Gaucho”, envolve Asta Nielsen esfregando seu corpo, totalmente vestida, num homem que está amarrado por uma corda. A sequência foi considerada escandalosa e censurada nos EUA, Noruega e Suécia, mas foi uma sensação no resto da Europa. Hoje, não vemos nada de errado nem mesmo de sensual na sequência, o que mostra como os tempos mudaram.


The suggestive dance sequence, called “the Gaucho dance”, involves Asta Nielsen rubbing her fully dressed body in a man who is tied with a rope. The sequence was considered scandalous and censored in the US, Norway and Sweden but was a sensation in the rest of Europe. Nowadays, we see nothing wrong nor even sensual about the sequence, a sign of how times have changed.

“O Abismo” foi escrito e dirigido por Urban Gad, que se casaria com Asta em 1912. Eles se mudariam para a Alemanha no mesmo ano, onde Nielsen teria uma bem-sucedida carreira, com Gad dirigindo-a em 30 filmes. Eles se separaram em 1918, quando também terminou a parceria profissional. Asta Nielsen ficou tão famosa em tão pouco tempo que em 1911 foi eleita a maior estrela de cinema numa enquete feita na Rússia.


“The Abyss” was written and directed by Urban Gad, who would marry Asta in 1912. They would move to German that same year, where Nielsen enjoyed a successful career, with Gad directing her in 30 movies. They split in 1918, when the professional partnership also ended. Asta Nielsen became so famous and so quickly that in 1911 she was voted the biggest film star in a poll held in Russia.

Em 1911, Nielsen fez “A Bailarina / Balletdanserinden” com o diretor August Blom, logo antes de partir para Berlim. Neste filme, ela interpreta Camille, uma bailarina que faz sucesso nos palcos, mas sua vida pessoal é mais complicada: ela está apaixonada por Jean (Johannes Poulsen), que a trai com uma mulher casada, Yvette Simon (Karen Poulsen). Depois de posar para um pintor, Paul (Valdemar Psilander), ela fica dividida entre os dois homens.


In 1911, Nielsen made “The Ballet Dancer / Balletdanserinden” with director August Blom, just before leaving to Berlin. In this movie, she plays Camille, a ballet dancer who finds professional success on stage, but her personal life is more complicated: she is in love with Jean (Johannes Poulsen), who cheats on her with a married woman, Yvette Simon (Karen Poulsen). After posing for a painter, Paul (Valdemar Psilander), she becomes torn between the two men.

Também de 1911 é “O Sonho Negro / Den Sorte Drøm”, um dos mais antigos longas-metragens preservados, no qual Nielsen interpreta a acrobata equestre Stella, por quem dois homens se apaixonam. Ela escolhe o Conde Waldberg (Valdemar Psilander), desprezando o joalheiro Hirsch (Gunnar Helsengreen). Há um duelo entre os dois homens num jogo de cartas, no qual Waldberg perde todas as suas posses, e Stella tem de intervir, sem que ele saiba, roubando um colar de Hirsch. O ciúme consome Waldberg e o que se segue é uma tragédia.


Also from 1911 is “The Black Dream / Den Sorte Drøm”, one of the earliest surviving feature-length films, in which Nielsen plays the equestrian acrobat Stella, with whom two men fall in love. She chooses Count Waldberg (Valdemar Psilander) over the jeweler Hirsch (Gunnar Helsengreen). There is a duel between the two men in the card table, when Waldberg loses all his possessions, and Stella has to intervene, without him knowing, by stealing a necklace from Hirsch. Jealousy consumes Waldberg and tragedy follows.

Já na Alemanha em 1912, Asta Nielsen e Urban Gad fizeram o melodrama “Pobre Jenny / Die Arme Jenny”, no qual ela interpreta o papel-título, uma jovem mulher que precisa cuidar de seus irmãozinhos. Um dia ela é beijada por um homem, Eduard Reinhold (Leo Peukert) contra a vontade dela, mas ela aceita sair com ele. Depois de passar a noite com o homem, ela é expulsa de casa. Ela então vai para a cidade grande e se torna dançarina... até que ela reencontra Eduard e percebe que não esqueceu seu primeiro amor.


Already in German in 1912, Asta Nielsen and Urban Gad made the melodrama “Poor Jenny / Die Arme Jenny”, in which she plays the title role, a young woman who has to take care of her little siblings. One day she is kissed by a man, Eduard Reinhold (Leo Peukert), against her will, but agrees to go out with him. After spending the night with him, she is expelled from home. She then goes to the big city and becomes a dancer… until she meets Eduard again and realizes she didn’t forget her first love.

Também em 1912, Nielsen e Gad se juntaram novamente para fazer “A Garota sem Pátria / Das Mädchen ohne Vaterland”. Neste curta, Asta interpreta a cigana Zidra, que é contratada por um homem do exército para uma missão secreta. Esperteza e sedução serão suas armas, mas ela não imaginava que se apaixonaria pelo tenente que tem de espionar.


Also in 1912, Nielsen and Gad teamed up again to make “A Romany Spy / Das Mädchen ohne Vaterland”. In this short, Asta plays gypsy girl Zidra, who is hired by a military man for a secret mission. Smartness and seduction will be her weapons, but she didn’t imagine that she would fall in love with the lieutenant she was supposed to spy on.

Os filmes de Asta Nielsen do começo da década de 1910 não apenas mostram por que ela se tornou uma superestrela mas também nos convencem de que o primeiro cinema é muito mais sofisticado do que o senso comum nos faz acreditar. As histórias são atraentes, com tramas complexas, e as técnicas do fazer cinematográfico ainda estavam sendo desenvolvidas, por isso há muita experimentação. Acima de tudo, há Asta Nielsen e sua persona cinematográfica sexy e ousada, perfeita para a primeira superestrela do cinema.


Asta Nielsen’s films from the early 1910s not only show why she became a superstar but also convince us that early cinema is much more sophisticated than the common sense made us believe. The storytelling is compelling, with complex plots, and the filmmaking techniques were still being developed, so there is experimentation. Above all, there is Asta Nielsen and her sexy, bold screen persona, perfect for the first female film superstar.

1 comment:

Karen said...

Thank you for introducing me to Asta Nielsen -- I'd never heard of her before. This film sounds interesting, and I'd also like to check out some of her other work.

-- Karen

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