Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

sábado, 11 de agosto de 2012

10 razões para admirar James Cagney

Se eu aprendi alguma coisa lendo blogs sobre cinema clássico, é que um dos atores mais admirados por essa nova geração de cinéfilos é James Cagney. Blogueiros de ambos os sexos, de diveros lugares e realidades compartilham a admiração por este grande ator. Em várias ocasiões eu já mencionei que Cagney é meu ator favorito e, se você ainda não o aprecia devidamente, aqui estão alguns motivos para acreditar que você está perdendo tempo...

1-    Muita gente importante o considera o melhor ator: Não sou só eu que defendo o talento deste ator. Gente do calibre de Orson Welles, Stanley Kubrick, Marlon Brando e Clint Eastwood também consideram-no o melhor. Dizem que Winston Churchill também era seu fã. Estou bem acompanhada em minha opinião.
2-  Ele era O gangster: Nas telas ele interpretou os maiores exemplos de gangsters americanos. E não foi só durante a Lei Seca e a Grande Depressão. Em 1949 ele voltou a viver um fora da lei à moda antiga em “Fúria Sanguinária / White Heat” e se mostrou excelente como na década de 1930. Sua influência foi tamanha que George Raft, outro importante intérprete de gangsters, homenageou-o em “Quanto mais Quente Melhor / Some Like it Hot” (1959), repetindo a cena icônica de Cagney em que ele espreme um grapefruit na cara de um desafeto. 
3-    Ele era mesmo durão: Durante a gravação da sequência-título de “A Canção da Vitória / Yankee Doodle Dandy” (1942), James quebrou uma costela... e continuou dançando! Além disso, na década de 1940, quando era presidente do Sindicato dos Atores, foi ameaçado de morte pela máfia. A tragédia só não aconteceu porque George Raft impediu.
4-    Ele não era nenhum modelo de beleza: Clark Gable era. E olhe que hoje ele não seria considerado um homem atraente! Pois bem, James Cagney não era considerado bonito naquela época e nem hoje pela maioria das pessoas, mas provou que talento é mais importante que beleza.
5-  Ele era versátil: No cinema, Jimmy fez com a mesma maestria dramas, westerns, comédias, musicais e filmes românticos. Existe uma frase no twitter que diz que “uma cena de amor de James Cagney é quando ele deixa o outro cara vivo”. Mas ele era capaz de amar, dançar e cantar, fazendo dele o que é chamado no show business de “triple threat”.
6-    Ele tinha um estilo único de dança: Esqueça a elegância de Fred Astaire ou o vigor de Gene Kelly. Ninguém nunca dançou como James Cagney. Ele tinha passos firmes e, aparentemente, movimentos rígidos e pouco suaves. 
7-    Ele foi casado por 64 anos com a mesma mulher: Se um longo casamento hoje é algo raro, em Hollywood é mais ainda, em qualquer época. Cagney casou-se em 1922 com Frances, a quem chamava carinhosamente de “My Bill”. Eles haviam se conhecido nos coros da Broadway. Frances faleceu em 1995.
8-    Ele adotou duas crianças: Apesar do longo casamento, ele não teve filhos biológicos, adotando dois irmãos de sangue, James Cagney Jr e Cathleen “Cassie” Cagney, no início dos anos 1940. Seu filho faleceu de ataque cardíaco dois anos antes da morte do pai. Infelizmente, os dois filhos pouco falavam com o pai no fim da vida dele. Cassie faleceu em 2004.
9-    Ele tinha várias aptidões: Além de ser um ótimo ator, James escrevia poemas, era faixa preta no judô, falava iídiche, gostava de pintura, criava cavalos em suas fazendas e possuía vários barcos.
10- Ele e eu somos do mesmo signo: Não acredito loucamente em horóscopo, mas fico feliz em saber que nós temos algo em comum. Na verdade, até tento homenageá-lo em seu aniversário (17 de julho) comendo um pedaço de bolo e vendo um de seus filmes ou vídeos no YouTube.

This post is part of the Summer Under the Stars blogathon, hosted by Sittin’ on a Backyard Fence and ScribeHard on Film.



21 comentários:

FlickChick disse...

I think Cagney is simply the greatest male movie star ever (just beating Cary Grant by a nose). He can't be beat in the sheer charisma and star power categories. Plus, he was muy sexy!

Gabriel França disse...

Legal saber essas curiosidades dele. Não o conhecia.

Игорь disse...

Puxa vida ! Muito bom !!! Ia te pedir um post sobre James Cagney .

Marcelo C,M disse...

Grande ator e uma grande surpresa ele ter vivido todo esse tempo com a mesma mulher.

Luís disse...

Acredita que eu nunca assisti a nenhum filme com esse ator? Pelo menos, eu penso que nunca! Vou procurar mais sobre ele.

Confira meu novo blog: http://eooscarfoipara.blogspot.com.br/

Hugo disse...

Um ícone do cinema que fez uma bela carreira.

Provavelmente o melhor intérprete de gângster da história do cinema.

Até mais

Jefferson C. Vendrame disse...

Oi Lê, Ótimo Post, Assim como você também admiro muito o trabalho de Cagney,ele é ótimo como gangster ou cowboy e hilário em seus papéis cômicos. Recentemente o assisti no clássico Sonho de Uma Noite de Verão e mais uma vez sua interpretação me chamou a atenção.
Meus filmes preferidos com ele são Inimigo Público nº 1, Anjos de Cara Suja, Heróis Esquecidos e Fúria Sanguinária.

Parabéns pela matéria.

Grande Abraço

Iza disse...

Não conhecia ele não; talvez tenha lido em algum site, mas sinceramente não me lembro. Gostei das curiosidades sobre ele. Grandes atores são assim, inesquecíveis. Muito obrigada por seu comentário lá no blog! Beijão <3

Tsu disse...

Olá Lê!
Que cara!!!
Se pessoas tão importantes o admiravam e vendo a descrição que vc fez...caramba! Ele foi um dos "CARAS" do cinema!
Muito bom!
Então..no Japão quando um mangá faz sucesso ele vira anime sim. E de fato, foi graças áq popularização dos animes que o mangá começou a surgir aqui. Eu mesma acompanhei o comçeo dos mangás aqui no Brasil com força total...
De fato, todos os animes possuem diferenças com relação ao mangá. Alguns são pequenos detalhes e algumas coisas..outros já são alterados quase que completamente.
bjs

Larissa Canziani disse...

Adorei o seu blog,
aguardo você, e fique ligadinha pois no blog esta rolando sorteios incríveis *---*'

http://larissacanziani.blogspot.com.br

Joel Williams disse...

Thank you for posting, very nicely done.

Maxwell Soares disse...

Gosto de James Cagney. Acho, simplesmente, fantástico. Excelente postagem. Espero sua visita no Sapere Aude. Concluímos a Sessão Bergman. Um abraço...

Patricia Baleeira disse...

Seu blog é sempre uma surpresa!
Adorei seu coment´rio no meu.
bjs
ah! vou colocar seu banner (:

Lau Milesi disse...

Mais uma razão agora para apreciar Cagney: te ler, Lê (rimou) :)
Cagney era/é d+ . Vc assistiu "Ama-me ou esquece-me" ? Lembrei da performance dele nesse movie.
Obrigada por seu comentário gentil no meu blog. Seja bem-vinda!
Te sigo...e voltarei sempre.
Um beijo

Rafa Amaral disse...

Realmente poucos atores estão à altura dele. Amo sua interpretação em Heróis Esquecidos e, sobretudo, em Fúria Sanguinária. A relação com a mãe, no último, é a porta aberta à década seguinte - quando ele, curiosamente, seria aos poucos suprimido. Já eram tempos de Brando e Dean, não é? Enfim, um dos grandes de todos os tempos. Grande abraço.

Iza disse...

Aconselho muito assistir Desejo e Reparação. Tenha uma boa semana!
Beijos <3

David C. disse...

Tengo un pendiente con el cine de James Cagney. Ya es tiempo de verlo.
Saludos
David
http://observandocine.com/

Anônimo disse...

I am constantly invstigating online for tips that can help me.
Thanks!

Feel free to surf to my blog: www.seolinkads.com

Anônimo disse...

Hey there would you mind letting me know which web host you're

using? I've loaded your blog in 3 different browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most.
Can you suggest a good

hosting provider at a fair price? Thanks, I
appreciate it!

Check out my blog www.seolinkads.com

Anônimo disse...

What’s Happening i'm new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely helpful and it has helped me out loads. I hope to contribute & aid other users like its

aided me. Good job.

Here is my webpage :: e-learning.stjohn.org.au

Anônimo disse...

Very neat blog post.Thanks Again. Really Cool.
high authority backlinks

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...