Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

domingo, 12 de janeiro de 2014

1925: um ano inesquecível

AVISO: este post é muito, muito longo. Mas vale a pena ser lido / assistido.

1925 não foi um ano bom para o cinema. Foi um ano ótimo. Excelente. Sensacional. Os três grandes nomes da comédia muda estrelaram longas-metragens (Buster Keaton estrelou dois!), o filme mais caro do cinema mudo foi feito depois de muito atraso (Ben-Hur), uma obra de referência para aspirantes a cineastas e revolucionários surgiu na URSS (O encouraçado Potemkin), Garbo fez o filme que a traria para a América (Rua das Lágrimas) e uma obra-prima sacudiu o mundo (O Grande Desfile).
Technicolor em "O Fantasma da Ópera"

Muitos dos futuros astros e estrelas fizeram suas primeiras participações. Myrna Loy, Clark Gable, Carole Lombard estavam lá, como extras irreconhecíveis na multidão. Mas por pouco tempo. Outros tantos futuros astros nasceram em 1925: Jack Lemmon, Julie Harris, Paul Newman, Dorothy Malone, Lee Van Cleef, Joan Leslie, Farley Grangr, Peter Sellers, Angela Lansbury, Richard Burton, Tony Curtis, Rock Hudson, Sammy Davis Jr, Dick Van Dyke...

Mas quais os melhores filmes de 1925? Se houvesse Oscar naquele ano, quem ganharia? Para responder isso, eu criei meu próprio Oscar, disponível no vídeo abaixo:


E agora, uma breve sinopse de 19 filmes de 1925 que eu vi para escrever este post:

Chess Fever: Uma cidade russa recebe um campeonato de xadrez, fazendo com que todos os habitantes se tornem entusiastas do jogo. Mas um deles exagera.

Em busca do ouro / The Gold Rush: Charles Chaplin é o adorado vagabundo no Klondike, onde ele espera encontrar ouro para dar uma vida melhor à mulher que ama (Georgia Hale).

Vaqueiro Avacalhado / Go West: Um homem sem amigos (Keaton) vai para o Oeste e começa uma história de amor e amizade com uma vaca.

O Calouro / The Freshman: Harold Lamb (Harold Lloyd) está ansioso para ir para a faculdade. Ele acredita que poderá ser popular se agir como o personagem de um filme, o que inclui fazer uma dancinha e jogar futebol americano.

Sete Oportunidades / Seven Chances: Buster Keaton herdará sete milhões de dólares se se casar até as sete horas de seu vigésimo sétimo aniversário. Ele então sai em busca de uma noiva.

O encouraçado Potemkin: Com um bocado de glamour, o filme conta como os marinheiros do Potemkin se rebelaram contra as condições terríveis do navio e assim iniciaram um levante que contagiou a cidade de Odessa.

Variety / Varieté: Um acrobata (Emil Jannings) e sua amante (Lya de Putti) têm a chance de se apresentar em um grande espetáculo, mas o dono do show começa a flertar com a moça, despertando ciúmes.

O Fantasma da Ópera / Phantom of the Opera: A ópera de Paris é surpreendida por rumores de que uma estranha criatura (Lon Chaney) mora no subsolo e faz de tudo para ajudar a cantora Christina (Mary Philbin) a prosperar na carreira.  

O Mundo Perdido / The Lost World: O professor Challenger (Wallace Beery) organiza uma expedição para a Amazônia com o objetivo de provar a existência de dinossauros vivos. No grupo estão o repórter Ed Malone (Lloyd Hughes), o rico aventureiro Lorde Roxton (Lewis Stone) e Paula White (Bessie Love), filha de um explorador morto na expedição anterior.

Body and Soul: O criminoso “Big Carl” foge da prisão e passa a se apresentar como reverendo Jenkins (Paul Robeson em seu filme de estreia). Na cidade em que ele prega vive a carola Martha Jane (Mercedes Gilbert), que deseja que a filha Isabelle se case com o perigoso reverendo.

O Águia / The Eagle: Valentino é um oficial da guarda da czarina que deserta ao saber que o pai está morrendo. Ele então decide se vingar do homem que roubou o patrimônio da família, adotando a identidade de Águia Negra.

Sua vida pelo seu amor / Little Annie Rooney: Em um de seus últimos papéis de criança, Mary Pickford é Annie, uma garota pobre que se apaixona pelo amigo do irmão, membro de uma gangue.

Rua das Lágrimas aka Joyless Street / Die Freudlose Gasse: Greta (Greta Garbo) e Marie (Asta Nielsen) vivem na pobreza em Viena em 1921. Enquanto Marie foge de casa e cai na prostituição, Greta tem dificuldades para pagar as dívidas do pai e vê como única saída dançar em um cabaré.

Ben-Hur: A Tale of the Christ: Judah Ben-Hur (Ramon Novarro) quer se vingar do velho amigo Messala (Francis X. Buschman), que se tornou um soldado romano preconceituoso. Em sua jornada, Ben-Hur conhece Jesus e decide então seguir e defender o Messias.      

The Pleasure Garden: Neste “primeiro” filme dirigido por Hitchcock (ele dirigiu outros antes, mas considerava este o primeiro), as coristas Patsy (Virginia Valli) e Jill (Carmelita Geraghty) precisam tomar uma decisão quando seus namorados vão para a América. Jill promete esperar para se casar, enquanto Patsy se casa rapidamente com homem que é infiel.

O grande desfile / The big parade: O jovem e rico Jim Apperson (John Gilbrt) vai para a Primeira Guerra Mundial e faz amizade com o operário Slim (Karl Dane) e o barman Bull (Tom O’Brien). Com a divisão do exército treinando em vila francesa, Jim conhece a adorável Melisande (Renée Adorée), mas precisa deixá-la para ir ao front.

A viúva alegre / The merry widow: O príncipe Danilo Petrovich (John Gilbert) se apaixona pela dançarina Sally O’Hara (Mae Murray), mas sua posição e sua família impedem o casamento. Devastada, Sally se casa com velho banqueiro que sustenta a família real.
Ação, ciúme, pancadaria!

O feiticeiro de Oz / The wizard of Oz: Esta versão muito louca da história de L. Frank Baum mostra Dorothy (Dorothy Dwan) como a rainha perdida de Oz, que foi levada ainda bebê para o Kansas. Já crescida, ela desperta a paixão de um fazendeiro (Larry Semon, o faz-tudo do filme). Oliver Hardy interpreta outro fazendeiro.

O leque da lady Margarida / Lady Windermere’s Fan: Oscar Wilde é o autor da história de lady Margaret Windermere (May McAvoy), ou melhor, da mãe dela, Mrs Erlynne (Irene Rich), que foi uma mulher de vida desregrada. Depois de muitos anos, Mrs Erlynne volta a Londres mas, para evitar que Margaret, que pensa que a mãe morreu, tenha uma surpresa desagradável, o Lorde Windermere paga uma quantia para Mrs Erlynne deixá-los em paz.  

Wow! This is my contribution for the Film History Project Blogathon, hosted by Fritzi, Aurora and Ruth, respectively at Movies, Silently, Once Upon a Screen and Silver Screenings.

13 comentários:

Pedrita disse...

buster keaton é incrível. vi recentemente algumas obras depois q o telecine cult fez uma homenagem. ah, o encouraçado vi no semestre passado. incrível tb. ben hur é maravilhoso, esse vi faz tempo. realmente um ano incrível. beijos, pedrita

Silver Screenings disse...

I didn't realize so many future Hollywood stars were born in 1925 – it certainly was a stellar year!

Thanks for such a well-researched post. Your enthusiasm for this year is certainly contagious! I've added several new titles to my Must-See Movie List. :)

Fritzi Kramer disse...

Marvelous job! I loved your selections for "best" of the year. And thanks for including those video links!

Caftan Woman disse...

Your Oscar ceremony was a real treat. The quality output of the year 1925 is truly astounding. Enjoyed this post immensely.

FlickChick disse...

Fantastic! Your video was so sweet! A really fine post, my friend. 1925 was indeed a very good year for film.

Joe Thompson disse...

Hi Lê, you made excellent choices in the list of films and in your Academy Awards. Thank you for sharing with us.

girlsdofilm disse...

Le, what a great post! I didn't realise 1935 was such a vintage year, so thanks for correcting that oversight! I'll be watching a fair few of the films you posted.

I love you 'Oscar' video too, such a great idea!

Kristina D disse...

hi, this was super, I should see more movies from this era so your providing links is brilliant and I'll have to start educating myself on the ones I haven't seen. Love your selections for Oscar, what a great idea!

Cliff Aliperti disse...

1925 provides an even more impressive list than I expected, great work! I still have to see several of these, but so glad that I did see The Big Parade, which I loved, and glad it did so well in your Awards video!

Iza disse...

Gostei muito do seu vídeo e da postagem em si. Adoro o Buster Keaton, sempre assisto filmes dele com minha avó e tia avó. Nós rimos bastante...Em Busca do Ouro é clássico, que eu adoro também.
Amei a postagem <3
Beijos <3

P.S: Sorry for being absent here.

reham magdy disse...

شركة تنظيف بالرياض
شركة كشف تسربات المياه بالرياض
تنظيف فلل بالرياض
شركة المنارة لكشف التسربات بالرياض
شركة تخزين أثاث بالرياض
شركة تخزين عفش بالرياض
كشف تسربات المياه
شركة تنظيف بالرياض
شركة كشف تسربات بالمدينة
اسعار نقل العفش بالرياض
هنا
هنا
هنا
هنا
هنا
هنا

Timpin Pinto disse...

Poxa! E eu e achando o Grande Bam Bam Bam por ter assistido 23 filmes da década de 1910 e você assistiu a 19 filmes apenas em 1925?! Parabéns, sou seu fã!

rohit gopal disse...

The user generated scores and assessments will noticeably decrease the command of the page proprietors over the screen components of the page as well as beliefs as well as opinions expressed there. buy facebook page reviews The scores could also influence the circulation of newsfeed as well as chart search which is a new element for marketing experts to take into consideration.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...