} Crítica Retrô: Entrevista & dicas de livros!

Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

Thursday, March 7, 2013

Entrevista & dicas de livros!

Uma das maiores vantagens de ter um blog é conhecer pessoas que você dificilmente conheceria na vida real. Elas podem ter gostos iguais ou diferentes dos seus, mas sempre terão algo a acrescentar na sua vida. Foi pensando nesse intercâmbio de ideias e experiências que foi criado o grupo Chuva de Ideias, da qual eu faço parte. Uma das ideias que surgiram entre as blogueiras do grupo foi a de fazermos entrevistas entre nós, de modo que todas, além dos leitores de cada blog, possam conhecer melhor as moças por trás de blogs supimpas.
Minha tarefa foi entrevistar a Mariana Camillo, do blog Caixa da Mari, ainda no começo, mas já demonstrando qualidade. Minha entrevista para a Camilla Martins estará em breve no blog Suddenly Here. Ah, e quem ainda não viu minha entrevista para a Revista Innovative pode acessá-la na lateral do blog. Prontos?

1- Como ter um blog mudou sua rotina?  
Mari: Ser blogueiro exige muita dedicação e disciplina. Eu aprendi a separar um tempo para fazer todas as manutenções dele e isso é algo totalmente novo para mim, já que eu nunca tive horário pra nada. Fora que todo dia eu vou no blog, respondo comentários, retribuo, checo a caixa de e-mails.
                                                                                            
2-  De qual assunto você gosta mais de escrever? Esse é o mesmo assunto que gera mais comentários e visitas dos leitores?
Mari: O que eu realmente gosto de fazer é falar de livros e filmes e conhecer pessoas que também têm as suas opiniões sobre eles. Talvez não seja a parte do meu blog que tenha mais visualização, mas isso é bem relativo. Eu posso fazer um post super legal mas, se a divulgação for pouca, poucas pessoas terão acesso a ele.

3- Qual foi a coisa mais bacana (uma curiosidade, por exemplo) que você aprendeu enquanto pesquisava para um post?
Mari: Aprendi muita coisa fazendo as minhas pesquisas, mas acho que a mais recente foi o Suraj Sharma. Ele é faz Pi Patel em As Aventuras de Pi e, assistindo uma entrevista com ele eu descobri que esse foi o seu primeiro papel. Ele nunca atuou ou fez aulas de atuação e eu fiquei muito impressionada porque eu adorei o personagem do jeito que ele fez.

4-Há algum blog ou site que inspira você, não apenas na hora de escrever, mas também no dia-a-dia? 
          Mari: Eu costumo buscar mais inspirações em livros do quem em outros blogs para fazer os meus textos, mas sempre tem uns blogs que me inspiram. Adoro blogs de decoração e culinária e espero um dia fazer posts nesse estilo. Os meus preferidos são Bakerella, Bake at 350 e Apartamento 304.

5- Você dá várias dicas sobre vlogs. Já pensou em fazer um vlog junto ao blog ou mesmo posts em vídeo?
Mari: Sim, já pensei. Mas é um projeto em andamento, já que eu ainda não ganhei a minha câmera e não gosto de usar a do meu computador. Mas eu pretendo fazer isso ainda esse ano.

6-  Quem fez o layout do seu blog? Você teve alguma ajuda, dica ou foi experimentando até ficar do seu agrado?
Mari: Quem fez o layout do meu blog foi a Camila Waz. Ela é muito boa e eu fico super feliz de ter achado ela! Fui falando exatamente como eu queria e ela conseguiu fazer o layout do jeito que eu imaginei. Ficou lindo!

7-     Há algum tema sobre o qual você ainda não escreveu, mas gostaria muito? Qual?
Mari: Sim. Quero fazer o projeto fotográfico "100 strangers". Mas, como eu disse, ainda estou sem câmera então vou ter que esperar um pouco.
8- Seu blog já tem domínio próprio (.com.br). Você pensa em profissionalizar mais, por exemplo, transformando o blog em fonte de renda? 
             Mari: Eu coloquei o .com porque é bem mais fácil de divulgar, sabe? Estou escrevendo no meu blog por prazer no momento. Não tenho dias certos para fazer posts e isso não pode acontecer se eu quiser fazer disso o meu trabalho. Mas um dia, quem sabe né? Gostaria de ganhar dinheiro fazendo o que eu gosto.

9- Eu escrevo um blog sobre filmes antigos. Qual foi o filme mais antigo que você já viu? Pensa em escrever, um dia, sobre filmes clássicos no seu blog, tipo, da década de 1930? (Já fica aqui o desafio!) 
          Mari: Essa é difícil! Já vi alguns filmes antigos, mas acho que o mais antigo de todos é o Drácula de 1931. Não lembro se cheguei a terminar, mas achei muito engraçado. Era tão diferente naquela época, né?

10- Você está fazendo uma série sobre a vida de vestibulando. Já tem planos para a faculdade? Algo relacionado com mídia?
Mari: Tenho planos de fazer Mídias Digitais aqui na minha cidade mesmo. Mas provavelmente eu vou fazer alguns posts falando de opções de cursos, porque tem muita gente por aí que ainda não decidiu o que quer fazer.

Isso não é tudo, pessoal! Novamente eu fui escolhida para o meme de incentivo à leitura, desta vez pelo amigo virtual Gilberto Carlos, do blog Gilberto Cinema. Falar de livros é sempre um prazer para mim, então, vamos lá!
Minha mãe é professora de matemática. Em várias ocasiões ela já me aconselhou a ler alguns livros que têm como pano de fundo o universo dos números, mas nada têm a ver com os problemas, teoremas e conceitos apresentados nas aulas. São realmente livros para leigos, sem exageros e com várias notas de rodapé e explicações que ajudam a compreender melhor as passagens. “Alice no país das maravilhas”, por exemplo, pode não parecer um livro matemático à primeira vista, mas o envolvimento do autor Lewis Carroll com a lógica rendeu muitas ideias numéricas para o mundo de Alice.
As resenhas de “O Teorema do Papagaio” e “Tio Petros e a conjectura de Goldbach”, foram feitas por mim no Tumblr, e basta clicar nos títulos acima para acessá-las. A resenha de “O Homem que Calculava” pode ser lida aqui.
E aí, que tal se aventurar pelo improvável mundo que une livros e matemática?

6 comments:

Iza said...

Adorei a entrevista com a Mariana. Eu não conhecia muito o blog dela. Confesso que raramente o visito - mas gosto muito do conteúdo dele, é bem interessante e cheio de novidades. Beijos <3

Gilberto Carlos said...

Muito interessante essa ideia de blogueiros se entrevistarem e gostei das dicas de livros. Abraços.

Bella said...

Muito legal a entrevista com a Mari! Antes do grupo, eu tb não a conhecia direito e foi super legal saber mais sobre sua vida e seu blog! :D

Beijão!

Piece of My Heart

O Neto do Herculano said...

Isso, certamente, faz parte das coisas legais de se ter um blogue.

Anonymous said...

Obrigada por me entrevistar, Letícia! Eu adorei as suas perguntas (:

Beijos,

Mari
http://www.caixadamari.com/

Rubi said...

Que ótima entrevista Lê! Só assim é possível conhecer melhor quem escreve e cuida de um blog. Aliás, ótimas indicações também, ultimamente tenho lido vários livros, todos que foram citados, já foram anotados.

Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

https://compre.vc/v2/335dc4a0346