} Crítica Retrô: Retrospectiva Retrô 2011

Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

Tuesday, December 27, 2011

Retrospectiva Retrô 2011

Bem vindos ao último artigo de 2011! Este foi um excelente ano para o blog, que ganhou seguidores e notoriedade, o que não foi alcançado em outros sete anos de trabalho não muito duro. Com um pouco de dedicação e profissionalismo, foi possível, em menos de 365 dias, conseguir 143 seguidores, mais de 500 comentários e, o mais importante, muitas trocas culturais com outros excelentes amigos blogueiros. Agora é hora de olhar para trás, destacar o que aconteceu de bom, aprender com alguns deslizes e continuar fazendo um trabalho de qualidade e prazeroso em 2012. Vamos lá?
Janeiro

O blog muda seu nome, endereço e visual, tornando-se “Crítica Retrô”, uma ideia que tive enquanto fazia uma prova (?!).  É neste mês também que são publicadas Astros nas Trincheiras: Parte 1 e Parte 2. Um curioso apanhado de histórias de artistas combatendo no front.

Fevereiro

Ganho um selo do Projeto Creativitè da Dani do blog Tela Prateada, e respondo a um divertido questionário. Gene Kelly aparece com frequência nos posts. Começa a série “Preparação para o Oscar”. Torno-me jurada do Júri de Cinéfilos do Cinebulição.

Março

É celebrado o centenário de Jean Harlow. Começa a série de cinebiografias, com destaque para “Mata Hari, grande atrativo de leitores. Lembramos a importância feminina no Dia Internacional da Mulher. Cinema e carnaval se encontram na avenida. A telona fica mais pobre e o mundo fica menos belo quando perdemos Elizabeth Taylor.

Abril

Recebo o prêmio Blogueiro Amigo da Márcia do blog Clássicos, não Antigos. O Grupo de blogs de Cinema Clássico é criado, uma excelente iniciativa. Três ods mais populares posts sobre cinebiografias são escritos: “Madame Curie”, “Gandhi” (este, o mais popular da história do blog) e “Chaplin”.

Maio

Acaba a série de cinebiografias e saem duas listas: uma sobre diferenças de idade entre atores e seus personagens e outra sobre atrizes baixinhas como esta que vos escreve. O Júri de Cinéfilos faz uma homenagem a Sidney Lumet, falecido em abril.

Junho

Uma mascote ganha destaque: o cãozinho Skippy. Os coadjuvantes também são lembrados, assim como os loucos e o romance retratado nos filmes através dos tempos, em comemoração ao Dia dos Namorados. Começo a escrever minha coluna quinzenal “Papel & Película”, sobre adaptações de livros para o cinema, no portal Leia Literatura.

Julho

Celebro o centenário de Ginger Rogers com um artigo sobre ela e, mais tarde, com uma crítica do filme Seis Destinos / Tales of Manhattan” (1942). A famosa música Cantando na Chuva é mostrada em nove filmes diferentes. Listo filmes sobre o Nazismo e a Guerra do Vietnã. Também escrevo um artigo sobre Orson Welles para o Júri.

Agosto

É a vez dos centenários de Robert Taylor, Lucille Ball e Nicholas Ray, com um dia de diferença entre eles. Em comemoração ao Dia dos Solteiros, escrevo sobre minhas divas solteiras favoritas: Greta Garbo e Lillian Gish, descobrindo algumas curiosidades sobre elas. Uma série de pessoas multitalentosas aparecem em uma lista sobre quem fez de tudo um pouco no cinema. E, por falar em talento, eu publico meu primeiro livro.

Setembro

Através de enquete, os leitores escolhem o filme “Assim caminha a humanidade / Giant” para ser esmiuçado. Mas não é só de coisas boas que vive o cinema, e prova disso é a lista de “Piores Traduções de Títulos”. O realizador alemão Wim Wenders dá o ar da graça com “Alice nas Cidades” (1974) e reflito como a moda praia foi influenciada por Esther Williams. Sou entrevistada no Grupo de Blogs de Cinema Clássico e escrevo um artigo sobre a série FRIENDS para o Cinebulição.

Outubro

Além de elencar os melhores finais do cinema, faço uma lista de coisas assustadoras dos filmes antigos, por ocasião do Halloween. E um filme mudo muito bom me impressiona, gerando uma crítica de tirar o fôlego, assim como a atuação de Lillian Gish em “Inocente Pecadora / Way down east”, de 1920.  Outra estrela a dar as caras é Carole Lombard, acompanhada de seus dois amores reais e um “inventado”.


Novembro

A Literatura e o cinema se entrelaçam na análise comparativa de Myra, de “A ponte de Waterloo / The Waterloo bridge” (1940) e Anna Karenina. Também é o mês em que discuto sobre a figura masculina no western e o grande astro do gênero, John Wayne. Fico com inveja dos felizardos que puderam ir ao TCM Classic Film Cruise. E há um desfile de estrelas em uma lista de all-star movies.


Dezembro

Assisto a uma chanchada e comento sobre este gênero cinematográfico brasileiro tão divertido. É Natal e também o aniversário do superastro Humphrey Bogart.


Foi isso que aconteceu de melhor em 2011. E que venha para todos os blogueiros e cinéfilos um 2012 cheio de novidades, alegrias, boas surpresas e excelentes filmes, de ontem e de hoje.

14 comments:

Hugo said...

Parabéns pelo ano e que 2012 seja ainda melhor.

Abraço.

Marcos Rosa said...

Oi Lê, vc deixou uma mensagem lá no
blog. Admiro muito quem escreve sobre filmes antigos, pois dá um trabalhão, vc está de parabéns!

Se quiser uma parceria, troca de links seria um prazer!

http://algunsfilmes.blogspot.com/

Iza said...

Oi Letícia! Eu amei seu blog, é muito lindo mesmo, parabéns! Sou fã de retrô e de vintage, principalmente da parte de filmes e moda. Eu já estou seguindo seu blog!

http://vintageiz.blogspot.com

Segue o meu também?
Beijos pra você!

Lolita dulce said...

Oi fofa, vim dar uma passadinha no seu blog e já me apaixonei por ele, estou te seguindo...se você quiser pode retribuir(rsrs).
Beijinhos...

Jefferson C. Vendrame said...

Lê, ótima Retrospectiva, Conheci seu Blog esse ano tbm e gostei mto,é um de meus preferidos.ótimo final de ano, e tudo de bom a vc...

Não deixe de visitar-me e deixar seus comentários q tanto são importantes....

Abração

Cherry Cris said...

retribuindo a visitinha
Amei flor
linda sua retrospectiva
sucesso pra ti e que neste ano que vem por ai
muitos mais seguidores viram
beijos
feliz ano novo

http://pinagirlscris.blogspot.com/

Anonymous said...

Menina...
Qee cantinho gostoso.
Adoro vintage e ver isso em um bom gosto deste tamanho me deixa muito mais feliz!!!
Quando fazemos algum tipo de retrospectiva podemos observar o quanto crescemos e isso é tão gratificante...
Parabéns pelo Blog...
Grande beijo!!!!

Momentos de leitura said...

Retribuindo a visita! Seguindo)))))
Segue meu Blog?
Abraços...

Rubi said...

Quantos textos de qualidade Lê!
Esse ano foi ótimo pra você, mas também para seus leitores (pode ter certeza disso) Tenho certeza que 2012 será melhor que 2011.


Aproveito para lhe desejar um Próspero Ano Novo! Até breve!

Thomás R. Boeira said...

Olá, Lê!

Fico feliz que tenha gostado do Brazilian Movie Guy. Obrigado pelos elogios.

Como você pediu, vim ver seu blog e achei muito bacana mesmo. Interessante que você fala não só sobre filmes, mas também sobre várias outras coisas relacionadas a cinema. Muito legal. ;D

Um abraço,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com/

Marcos Rosa said...

Voltei para avisar que faço um ano de blog hoje, e fiz um breve comentário, inclusive destacando nossos parceiros, inclusive vc - a caçula! rsrsrs
Valeu e feliz 2012!

__
http://algunsfilmes.blogspot.com/

Unknown said...

Ei flor, Feliz ano novo, Deus abencoe vc mais ainda nesse novo ano, muita paz, saúde e sucesso!!!


www.pinkwomanfashion.com

Exceptionally ordinary. said...

oi obrigada pelo elogio, seu blog é incrível, pensa em seguir alguma carreira mais para o lado artístico? parece que você gosta :) incrível mesmo :)

Anonymous said...

Que ano né! E resultou em algo positivo, seu blog é maravilhoso!
Parabéns.

robertavladya.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

https://compre.vc/v2/335dc4a0346