} Crítica Retrô: Humphrey Bogart: fatos rápidos

Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

Monday, December 19, 2011

Humphrey Bogart: fatos rápidos


·Nasceu Humphrey DeForest Bogart, em Nova York, no dia de Natal (há controvérsias) de 1899 e faleceu em Los Angeles, em 14 de janeiro de 1957, com apenas 36 kg, vítima de câncer de esôfago. 
· Atuou em 78 filmes de longa-metragem, dois episódios de séries de TV e dois curtas. 

· No rádio, reprisou alguns de seus mais famosos papéis, como Sam Spade e Rick Blaine.
· Ainda bebê, teve sua imagem veiculada em uma campanha nacional da empresa Mellin’s Baby Food.
· Pensou em estudar medicina na Universidade De Yale, mas foi expulso da escola preparatória por comportamento rebelde.
· Começou a atuar em 1921 e fez várias peças na Broadway. Seu primeiro sucesso no cinema foi “A Floresta Petrificada / The Petrified Forest” (1936), também baseado em uma peça. Ele conseguiu o papel por insistência de seu amigo Leslie Howard.
· No começo da carreira, os bons papéis na Warner iam para George Raft, Edward G. Robinson ou James Cagney, deixando Bogart com o que sobrasse. Ironicamente, os primeiros trabalhos em que se destacou foram recusados por Raft, como “High Sierra” e “Casablanca”.
·Ganhou apenas um Oscar, por sua atuação em “Uma Aventura na África / The African Queen” (1951), em que contracena com a amiga Katharine Hepburn.  Foi indicado em mais duas oportunidades, por “A Nave da Revolta/ The Caine Mutiny” (1954) e “Casablanca” (1943).
· Em 1944, tão certo estava de que iria ganhar o Oscar por sua interpretação de Rick Blaine que se levantou antes de ser anunciado o vencedor. Quando percebeu que o ganhador tinha sido Paul Lukas, Bogart disfarçou e aplaudiu-o de pé.  
·Em 1949 ganhou o estranho prêmio Sour Apple como Ator que menos colabora (?!). Curiosamente, ele era muito atencioso com colegas que estivessem passando por dificuldades ou envolvidos em escândalos.
·Durante as filmagens de “Casablanca”, precisava usar saltos de 7,6 cm nos sapatos para disfarçar o fato de que era mais baixo que Ingrid Bergman. Longe das câmeras, o ciúme da terceira esposa o impedia de se aproximar de Ingrid. Mais tarde ela declarou: “Eu o beijei, mas nunca o conheci”.
·Participou da Primeira Guerra Mundial combatendo na Marinha. Na Segunda Guerra, ele costumava jogar xadrez (seu mais querido passatempo) por correspondência com soldados. Entre 1943 e 1944, ele fez parte da equipe de venda de bônus de guerra, viajando para a Itália e o Norte da África, incluindo Casablanca.
·Trabalhou em cinco ocasiões com o amigo John Huston: “Seu Último Refúgio / High Sierra” (1941, Huston era roteirista), “O Falcão Maltês / The Maltese Falcon” (1941), “O Tesouro de Sierra Madre / The Treasure of Sierra Madre” (1948), “Uma Aventura na África” (1951) e “O Diabo riu por Último / Beat the Devil” (1954).
· Durante as filmagens de “O Diabo riu por Último”, sofreu um sério acidente de carro, perdendo vários dentes e tendo a fala alterada. Para o que faltava do filme, teve de ter diálogos dublados por um hábil imitador: Peter Sellers.
·Apareceu em apenas cinco filmes coloridos: “Uma Aventura na África”, “A Nave da Revolta” (1954), “A Condessa Descalça / The Barefoot Contessa” (1954), “Não somos Anjos / We’re no Angels” e “Do destino ninguém foge / The Left Hand of God”, ambos de 1955. 
·Considerava sua melhor atuação “Uma Aventura na África” e a pior “Swing Your Lady”, um musical de 1938.
· Louise Brooks disse que o personagem que mais se assemelhava à personalidade de Bogart era Dix Steele, de “No Silêncio da Noite / In a Lonely Place” (1951).
·Abriu uma produtora em 1948, a Santana Productions (Santana era o nome de seu iate). Ele estrelou em cinco filmes da produtora, que acabou vendida para a Columbia devido ao fracasso de bilheteria de seus filmes.
·Foi casado quatro vezes, com quatro atrizes: Helen Menken, Mary Philips, Mayo Methot e Lauren Bacall.
·Quando conheceu Lauren, então uma modelo e aspirante a atriz de 19 anos, Bogart tinha 44. Foi durante as filmagens de “Uma Aventura na Martinica / To Have and Have Not” (1944), baseado em um livro de Hemingway e muito semelhante a “Casablanca”.
Bogart e Bacall permaneceram casados por 12 anos. Tiveram dois filhos: Stephen Humphrey Bogart (em alusão ao seu personagem em “Uma Aventura na Martinica”) e Leslie Howard Bogart (em homenagem ao amigo que o ajudou no início da carreira). Em 1988, Lauren apresentou o documentário “Bacall on Bogart”.
·Foi um dos fundadores do famoso grupo “Rat Pack”, em 1955. Ao ser questionada qual era a finalidade do grupo, Lauren Bacall respondeu: “Beber muito Bourbon e ficar acordado até tarde”. Depois da morte de Bogart, Frank Sinatra e sua turma não usaram mais o termo “Rat Pack”.
·Tendo fumado e bebido a vida toda, a saúde Bogart começou a se deteriorar nos anos 50. Em 1954, ele girava uma bolinha entre seus dedos durante as filmagens de “A Nave da Revolta” para compensar a falta do cigarro. Em 1956, retirou o esôfago, dois nódulos linfáticos e uma costela.
·Durante anos, era exibido na noite de Natal o filme “Nasce uma Estrela / A Star is Born”, de 1937, e Bogart chorava muito enquanto assistia. Ele disse que tinha medo de acabar como o personagem Norman Maine e que esperava muito mais de si mesmo, pois era um dos atores que mais tinha feito filmes ruins. Mesmo assim, ele foi escolhido como Melhor Ator de todos os tempos pela Entertainment Weekly e Maior Lenda do Cinema pelo American Film Institution.  

16 comments:

Gislene said...

Nossa, que levantamento bonito você faz sobre o cinema.
Parabéns!
Vi em seu perfil que gosta de "E O Vento Levou", também adoro.
Gosto dos clássicos, tinham uma linda mensagem.

Um abraço Letícia.
Feliz Natal!

Ana Carla said...

obriaga pela visitinha ao meu blog Lê *o*
Gostei dos comentarios aos filmes... eu gosto mt de filmes de ação, terror, critico talvez. é bem interessante! Bjos

http://overdose-de-amor.blogspot.com/

Fernanda Silveira said...

Gente... para tudo! seu blog é demais! Conteúdo nota 10 ^^

Já estou seguindo n_n

Obrigada pela visita lá no blog, você é sempre bem-vinda

Rubi said...

Quantos fatos interessantes sobre Bogart! Sem dúvida alguma, um post completíssimo pra quem é fã do trabalho dele.

Parabéns Lê!

Игорь said...

um dos meus atores favoritos .

Excelente postagem !!

Jacque said...

FELIZ NATAL E ANO NOVO.
Tenho dos cartões pra vc no Blog SELINHOS PRESENTES...


♥Beijo♥

Mario Salazar said...

Datos muy interesantes y curiosos, lo de que se levantó pensando que había ganado el Oscar seguro fue de bastante verguenza pero a todos les pasa, es un grande por donde se le vea. Ya lo ganaría después. Y feliz navidad que lo pases muy bien, que tus deseos se cumplan. Besos.

Meredith said...

Such an informative post. Thank you for participating in the blogathon!

Unknown said...

Adoro os clássicos! Bogart era charmosissimo!
Lê agradeço com carinho seu desejo e desejo que o anjo do Senhor Jesus lhe conceda saúde e paz para que possa desfrutar o Natal e o Ano Novo com alegria junto de sua família! bjs Nina

Anonymous said...

Preciso assistir a mais filmes do Humphrey Bogart, se não me engano, só vi Casablanca

Danielle Crepaldi Carvalho said...

Oi, Lê!

Ah, como eu queria ter participado dessa homenagem ao Humphrey Bogart, um dos meus atores preferidos: o que é O Falcão Maltês? E Casablanca? E Uma Aventura na África, especialmente! Curti muito conhecer esses fatos sobre ele!

Quero te desejar um felicíssimo Natal e um 2012 repleto de saúde, paz, felicidade e muitos bons filmes.

Bjs
Dani

Suzane Weck said...

OLA,PASSEI PARA DESEJAR MUITAS FELICIDADES NESTE NATAL E PARA 2012.GRANDE ABRAÇO.

Luciana Gomes said...

Oi Letícia. Obrigada pela visita e pela parceria. Já coloquei seu selinho na pag de blogs de assuntos diversos e inclui seu link na lista dos parceiros.
Bjoks.
Lu

www.voudeblog.com

Tommy Beresford said...

Antes da minha lista pessoal, que sai no final do ano, fiz também uma votação dos melhores de 2011 com os visitantes de meu humilde Cinema é Magia. Os 20 finalistas estão sendo votados numa segunda e última fase, agradeço se vocês votarem lá até 30 de dezembro:

http://cinemagia.wordpress.com/2011/12/26/melhores-filmes-de-2011-segundo-os-leitores-do-cinema-e-magia-fase-final-de-votacao/

Um abraço
Tommy Beresford
http://cinemagia.wordpress.com/

Jefferson C. Vendrame said...

Grande Lê, como vai?
Bogart, o que dizer desse ator?
Perfeito, um de meus preferidos.
Parabéns pelo texto, ótimo.

Abração

Lilian Pronin said...

Ola Lê ! Meu nome é Lilian ,sou escritora do Blog de cinema Li Online,agradeço o comentário que fez sobre meu Blog!
É com carinho que faço minhas criticas e homenagens ao cinema,que é dede sempre a arte que mais me encanta!
Fico feliz quando conheço pessoas jovens como voce que admiram cinema classico,pois isso prova que o que é bom se torna inesquecivel e atemporal!
O seu Blog é ótimo ja esta indicado no meu aos meus leitores e estarei sempre dando uma olhadinha!!
Beijos! feliz 20012!

http://liproninonline.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

https://compre.vc/v2/335dc4a0346