} Crítica Retrô: Mata Hari (1931)

Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

Friday, March 18, 2011

Mata Hari (1931)

A mais famosa espiã da história interpretada por uma das melhores e mais belas (entre outros elogios) atrizes de todos os tempos. Greta Garbo empresta seu ar misterioso à Mata Hari em uma jornada por seus últimos dias, cá entre nós, bem movimentados, com direito a um romance tórrido com Ramon Novarro e uma condenação à morte por fuzilamento depois de ser presa e julgada.

Com vocês, a biografada: Margeretha Geertruida Zelle (1876 – 1917) foi uma boa moça holandesa até o seu divórcio. Quando se separou do marido, um capitão em terras coloniais, voltou da ilha de Java e foi viver em Paris. Adotou o nome Mata Hari, que em malaio significa “olho da manhã” e passou a trabalha como cortesã e dançarina. Tendo vários clientes militares, se envolveu na Primeira Guerra Mundial, trabalhando como agente dupla, espionando tanto para a França quanto para a Alemanha. Presa em meados de 1917 e executada em outubro do mesmo ano, muito de sua vida permanece obscuro: foi espiã responsável pela morte de 50 mil franceses ou um bode expiatório sensual e livre demais para sua época?

Licença cinematográfica: Em nada Greta Garbo e Mata Hari se pareciam. Só na aura de mistério que sugeriam. A espiã tinha traços orientais, era morena e ... bem, não era tão perfeita quanto a atriz.
A maioria dos eventos retratados no filme são fictícios.
A Crítica Retrô
Mata Hari está aquém dos maiores sucessos de Greta Garbo, como Dama das Camélias ou Ninotchcka. Esse filme é, sobretudo, uma sinfonia da imagem. A dança sensual, o flerte, o caminho para a execução: são imagens que ficam em nossa mente, não a trama. Mesmo que não seja fidedigna, é para esse propósito que veio a escolha de Garbo para o papel principal: construir a imagem misteriosa e sensual da mítica espiã. E, mais uma vez, Garbo desempenha perfeitamente seu papel.

5 comments:

siby13 said...

Adoro todos os BLOGS que falam de Greta Garbo. A Matéria está muito boa.
Sempre é bom compartilhar cinema.
Parabéns pelo BLOG, super bem caprichado.
Se estiver no ORKUT me adicione.
http://www.orkut.com.br/Main#Home
Beijinhusssssssssssssssscinéfilos

Unknown said...

Lê, que belo post sobre Mata Hari. Mas a espiã era linda, diga-se de passagem. Garbo já havia interpretado uma espiã russa em A Dama Misteriosa(1928), um filme muito interessante dirigido por Fred Niblo.

Tem post novo. Passa por lá!
www.telaprateada.blogspot.com

ANTONIO NAHUD said...

A Garbo está linda em MATA-HARI. Pena que não role química entre ela e Novarro.

www.ofalcaomaltes.blogspot.com

História é Pop! said...

Ola,
adorei a passadinha no meu espaço
Gostei muito do post sobre Mata Hari, escrevi sobre o filme ja faz um tempinho e tambem sobre Garbo, depois passa la pra ler

bjao

Anonymous said...

Why people still make use of to read news papers when in this technological world the whole thing is existing on net?


Also visit my site :: click here

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

https://compre.vc/v2/335dc4a0346