} Crítica Retrô: Hitchcock, cinema mudo, perda & restauração

Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

Monday, May 14, 2012

Hitchcock, cinema mudo, perda & restauração

Vez ou outra uma boa notícia relativa ao cinema antigo causa frisson nos cinéfilos de plantão. Pode ser um festival, um clássico a ser exibido na tela grande ou um novo lançamento em DVD, mas sem dúvida uma das maiores alegrias do amante do cinema é saber que um filme considerado perdido foi encontrado. Isso aconteceu há pouco tempo, com a descoberta da versão completa de “Metropolis” (1927) na Argentina, tema do documentário “Metropolis Refounded”, em que se pode ver toda a animação dos responsáveis pelo feito. O problema é que não basta apenas encontrar, mas, principalmente, restaurar uma obra que ficou esquecida num arquivo durante décadas.
Ferdy on films
A maioria dos filmes considerados perdidos datam do cinema mudo. Naquela época não havia a preocupação com a preservação dos negativos que, para piorar, eram feitos de nitrato de prata, substância muito inflamável e também muito valiosa. Assim, incontáveis rolos de filme foram roubados e derretidos para serem vendidos. Outros tantos pereceram em incêndios.
Percebe-se logo que muito se perdeu entre grandes produções e sequências descartáveis. Vale lembrar que muitos grandes nomes do cinema mundial começaram suas carreiras na era muda, a exemplo de John Ford, Frank Capra, William Wyler e Alfred Hitchcock. O futuro mestre do suspense começou desenhando títulos e intertítulos em 1922, passando a diretor em 1925. Incrivelmente, ele chegou a se alegrar com o sumiço de seus primeiros filmes (como “The Mountain Eagle”), alegando que eles eram muito amadores e ainda não refletiam o estilo que o tornaria famoso. Mas uma descoberta recente faria Hitch se contorcer, pois um de seus primeiros filmes está prestes a voltar à exibição.  
Self-styled siren
Em uma incrível e feliz ocorrência, foram encontrados três dos seis rolos de “The White Shadow”, filme que estreou em 1923 levando o nome de Graham Cutts como diretor, embora quase todo o esforço criativo tenha sido de Hitchcock. Aos 24 anos, Hitch foi roteirista, editor, design e diretor-assistente do filme, encontrado na Nova Zelândia. Como o país era a última parada das projeções, os donos de cinema simplesmente descartavam os filmes depois de sua exibição. Mas um colecionador e projecionista, James Murtagh, não se desfazia das cópias e as preservava. E, depois de sua morte, em 1989, esta e outras raridades, como a única cópia de “Upstream”, filme feito por John Ford em 1927, foram para o arquivo nacional, mas sob um nome errado (“Two Sisters”) e só em agosto de 2011 foi corretamente identificado. Agora começa uma nova odisséia: restaurar a película.
Restauração não é privilégio de filmes muito antigos. Para se ter uma ideia do descaso cinematográfico, “Janela Indiscreta / Rear Window”, que não tem nem 60 anos, teve de ser restaurada. Isso porque na década de 1950 as cópias a serem mandadas para os cinemas ao redor do mundo eram todas feitas a partir do negativo original, que com isso ficava gasto rapidamente. 
This island rod

Os esclarecimentos não param por aí: nesta semana não serei somente eu que escreverei sobre Hitchcock e preservação cinematográfica, mas também outros tantos internautas, unidos na terceira edição de “For the Love of Film: The Film Preservation Blogatyhon”. O objetivo dessa blogagem coletiva é também arrecadar dinheiro para que as cenas restantes do filme sejam exibidas via internet para todo o mundo, com uma trilha sonora novinha. Por isso, se você quiser ajudar, clique aqui:



Se você quiser acessar um dos três sites anfitriões da blogathon, clique nas legendas dos banners.
Se você quiser saber mais sobre filmes perdidos, reencontrados ou parcialmente perdidos, clique nos links.

25 comments:

Marcelo Castro Moraes said...

Sorte seria se alguem desse mundo achasse Londres Depois da Meia Noite ou a famosa cena dos insetos gigantes em King Kong de 1933.

Marilyn said...

It is so encouraging to me to see someone your age interested in silent and classic film and eager to support preservation efforts like our blogathon. You're wonderful, Le!

Danielle Crepaldi Carvalho said...

Que máximo isso, Lê! Eu estou desligada dessas novidades relativas ao cinema. Hitchcock merece que sua obra seja restaurada - mesmo que alguns de seus filmes tenham meramente valor documental (os fãs e sobretudo a história do cinema agradecem). Parabéns pra vocês que estão fazendo esforço nesse sentido!

Bjs
Dani

Nathalia Ruggiero said...

NUNCA assisti a um filme de Hitchcock!
Preciso mudar isso com urgência.

Iza said...

Novas descobertas de novos filmes: que legal! Adoro Hitchcock; já assisti Psicose e assisti o inicio de Festim Diabólico. Beijão <3

Gilberto Carlos said...

Também fico muito feliz quando algum filme perdido é encontrado ou restaurado. É a chance de novas gerações conhecerem esta película. O Canal Brasil também faz isso, recuperando os filmes brasileiros que não tinham mais cópia para exibição ou mesmo condições de ser exibido devido a péssima condição de seu negativo.

Unknown said...

Oie!!
Que bom que vc se interessou!
Assim, eu e algumas gurias montamos o blog, chama-se Antes que Ordinárias, em referência a uma frase de Anais Nïn.
O link -> http://antesqueordinarias.blogspot.com.br/

Montamos a seguinte Programação Semanal - >
http://antesqueordinarias.blogspot.com.br/p/programacao-semanal.html

Então, cada uma das gurias fica responsável por algumas sessões específicas... Incluíria Vc no Cinema com a Patricia Baleeira... Mas, vc toparia escrever mais uma sessão do blog?
É que assim, estou com 2 sessões ainda por preencher... Uma dela é a Ícones Femininos. Como vc é especialista em cinema, falaria de mulheres que marcaram esta arte. O que acha?

Bom... qqr coisa entre em contato comigo:
Face: https://www.facebook.com/nascidaemversos
E-mail: karla_hack@hotmail.com

;D

Bjus

Unknown said...

Blz!!! Esta coluna sai td o sábado - Junto com a minha de terror!! hehehhe
Assim eu vou precisar de algumas coisinhas:
- Seu email para eu enviar o convite
- Uma foto sua e uma biografia curtinha para eu por no perfil das suas postagens
- Vc tem facebook?

;D

Rubi said...

É sempre uma ótima notícia quando conseguem restaurar os filmes,não? Eu particularmente fiquei muito feliz quando soube de Metropolis. E convenhamos, um filme do Hitchcock é sempre muito bem vindo. Embora eu não tenha assistido alguns de seus filmes mais famosos, sei reconhecer o talento do mestre do suspene.

RedApple Pin-ups said...

Adoro Hitchcock e essa notícia me deixa muito feliz!


Bjos
Amanda Fernandes
www.redapplepinups.blogspot.com

Mario Salazar said...

Que bueno que se restauren filmes de directores famosos, aunque sean sus primeras obras son joyas históricas, podemos ver los primeros pasos que los llevaron a convertirse en los directores que fueron, se aprende incluso de sus filmes menores o defectuosos. Un beso.

As Tertulías said...

Que maravilha Le!!!!! Nao só as informacoes mas também esta tua forma gostosa de escrever que PRENDE a gente!!!! Viva! (Vou colocar teu Blog agorinha na "Front page" do meu... o que já deveria ter feito há muito!).
Beijos
Ricardo

Iza said...

Você tem um outro blog?? Ou você apenas escreve nele? Tô curiosa. Beijão :))

Suzane Weck said...

Ola querida Lê,que beleza de informações nos presenteia através de tuas pesquisas e interesse pelas obras cinematográficas.Parabéns pelo teu excelente blog.Grande abraço.

renatocinema said...

Belo trabalho informativo sobre a importância de se valorizar a história do cinema.

Como estudante de história e apaixonado por cinema. Fiquei honrado em achar seu site.

ANTONIO NAHUD said...

Ótimo texto, Lê. Fico encantado quando fico sabendo que um filme perdido é encontrado (ou mesmo recuperado).

O Falcão Maltês

Maxwell Soares said...

Maravilhoso saber desta atual descoberta. Fico feliz quando temos pessoas, ainda, que se buscam restaurar documentos tão essenciais para o cinema. Hitchcock é, realmente, um dos grandes do cinema. Um abraço...

Tsu said...

Olá Lê!
Valeu por ter curtido os cosplays da Miku ^^
Oh gosh! Que boa noticia essa! Uma verdadeira raridade descoberta para nosso deleite!!!
Sim, a obra desse grande diretor tem que vir á público!!!!
Nossa, um cosplay de Casablanca? Seriam uito interessante de se ver! Mas seria bacana em um encontro de filmes ou algo do tipo.Agora a da noiva de Frankstein ficaria perfeito em um rolê gótico também rs. Bom, eu já fiz cosplay da Morte, dos quadrinhos Sandman (masquero refazer de forma mais fiel agora...) graças aos meus visuhs derolê que são basicamente as roupas da personagem rs.
Bom meu cosplay de Alex deLarge foi algo que adorei fazer...na primeira vez que usei me surpreendi com o tanto de pessoas que reconheceram a obra (pois eu estava em um evento otaku), tiraram foto e elogiaram o trabalho *.* Pretendo fazer uma sessão só com esse meu cosplay mais prafrente rs.
bjs!!!

Mary said...

assisti alguns filmes de Hitchcock, amei, adoraria ver algum "filme perdido".. já topei com cenas de bastidores de filmes que foram encontradas e restauradas e amei, imagina um filme inteiro encontrado e restaurado.. adoraria.. bjos mil e ótimo domingo..

Unknown said...

Adoro Hitchcock, como não gostar dele,não é mesmo? Já assisti pássaro (adorei aquele final misterioso), Um corpo que Cai, Janela Indiscreta e claro, Psicose. Todos muito bons!

http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/

Anonymous said...

Of course, what a great website and informative posts, I will bookmark your

website.All the Best!

Stop by my web site: help4unow.org

Anonymous said...

Oh my goodness! an amazing article dude. Thank you Nevertheless

I am experiencing subject with ur rss . Don’t know why Unable

to subscribe to it. Is there anybody getting similar rss

downside? Anybody who is aware of kindly respond. Thnkxxx

My page :: mormente.com

Anonymous said...

We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community.
Your web site

provided us with valuable info to work on. You've done a formidable job

and our entire community will be thankful to you.

Look into my web page: yoku10.boyfriend.jp

Anonymous said...

The very heart of your writing whilst appearing reasonable


initially, did not really settle very

well with me after some time. Somewhere within
the paragraphs

you actually managed to make me a believer unfortunately only for a
very short while. I however have got a problem with your jumps in logic and

one would do well to help fill in those breaks.
In the event that you can accomplish that, I would undoubtedly end up

being amazed.

My page :: citrusconnect.com

Anonymous said...

The heart of your writing whilst sounding agreeable


initially, did not really settle properly with me personally after some time.
Somewhere within the sentences you were able to make
me a believer but just for a while. I still have got a problem with your jumps in assumptions and you would do nicely to help fill in those gaps.
In the event that you can accomplish that, I would
definitely end up

being amazed.

Look at my webpage http://gloriouslinks.com/Travel/the-sofwan-social-site-2/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

https://compre.vc/v2/335dc4a0346