} Crítica Retrô: A Rainha / The Queen (2006)

Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

Tuesday, May 10, 2011

A Rainha / The Queen (2006)

Passados alguns dias da febre Real que tomou conta das notícias, vamos a um dos mais famosos filmes recentes sobre a realeza britânica, que rendeu a Helen Mirren o Oscar de Melhor Atriz. Aqui, Elizabeth II é retratada como a maioria de nós a imaginamos: uma mulher sóbria e séria, sempre seguindo o protocolo real.
God save the Queen: Elizabeth Alexandra Mary (1926) é a atual rainha da Inglaterra. Subiu ao trono há 59 anos, em 1952, após o falecimento de seu pai, o rei George VI (o rei gago do filme O Discurso do Rei). Chegou a servir, antes da coroação, no Exército Britânico durante a Segunda Guerra Mundial. É a monarca inglesa que mais tempo viveu até hoje e a segunda com o mais longo reinado. Foi também a primeira rainha a enviar um e-mail, em 1976 e, dizem, é fã de produtos de alta tecnologia.
Licença Cinematográfica: Tudo o que é mostrado em “A Rainha” veio de informações e conversas com pessoas próximas à família real na época da morte de Diana. No entanto, a emblemática e simbólica sequência da caça ao veado é fictícia. Segundo o diretor brasileiro Fernando Meirelles, ela não tem simbologia definida: cada telespectador tira sua própria conclusão sobre ela.
Muitos erros já esperados aconteceram, por exemplo, o uso de equipamentos e modelos de carro inexistentes na época. No entanto, há algo curioso sobre os telefones: a maioria deles é muito obsoleta pra a época!
É bom saber: Para dar um ar de contraste, as cenas da família real foram gravadas com câmeras 35mm (próprias e comuns do cinema, mais grandiosas) e as da família de Tony Blair com câmeras 16mm (próprias e comuns da televisão, mais próximas do telespectador).   
Helen Mirren se transformava de tal maneira na Rainha que os componentes da equipe técnica costumavam ficar calados e em posição rígida e respeitosa quando ela estava presente no set.
Embora já tenha se encontrado com Helen Mirren duas vezes, a Rainha Elizabeth nunca assistiu ao filme.

6 comments:

Cinéfilo G said...

Olá tudo bem? Gostei do seu blog porque ele abre espaço para os filmes do passado. Acho tudo de bom! Vou te seguir.

http://cinefilosg.blogspot.com

ANTONIO NAHUD said...

Grande momento de Helen Mirren!
Abração e apareça,

O Falcão Maltês

Maxx said...

Muito bom seu blog. Dá uma olhada no meu e se tiver interesse numa parceria é só entrar em contato. Abç.

http://telecinebrasil.blogspot.com/

Cristiano Contreiras said...

Teu blog é supremo, parabéns pela dedicação!

te linkei ao meu aqui e sigo! abs

Foose said...

O filme é legal para conhecer mais da história da Rainha e da Família Real.
Meus parabéns pelo conteúdo do seu Blog... gostei de verdade!
É muito bom saber que existe blog com qualidade ainda por aí... continue assim!

Muito obrigado pelo carinho de ter colocado o Sétima Art aqui... farei o mesmo!:-)

Um grande abraço...

Lia d' Assis said...

Oi, Alessandra!
Gostei do seu blog, e fiquei surpresa ao constatar que você tem apens 18 e há 8 se dedica aos blogs! É que eu sou de uma geração que conheceu o computador depois de adulta (ai, denunciei a idade!). Mas também comecei a escrever cedo, antes de existir ume espaço como a web para publicar...
Resolvi ler este post sobre o filme "A Rainha", gostei dele mas senti falta de uma interpretação do filme - por exemplo, como você interpreta cena da caçada? O fato de uma rainha tão durona se comover com a morte de um animal e não mostrar comoção à morte da própria nora? Aliás, você acha fidedigno essa imagem da rainha britânica?
Abraços,

Lia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

https://compre.vc/v2/335dc4a0346