} Crítica Retrô: Cinco filmes para a posteridade

Tradutor / Translator / Traductor / Übersetzer / Traduttore / Traducteur / 翻訳者 / переводчик

Tuesday, November 6, 2012

Cinco filmes para a posteridade

Fazendo uma das tarefas de minha aula de espanhol, surgiu a ideia para este post. Eu tinha de responder a uma pergunta já formulada, que segue:
Uma caixa com objetos que representam nosso desenvolvimento na Terra está sendo preparada para ser mandada em uma missão espacial a outros planetas. Que objetos, num máximo de cinco, você escolheria para colocar na caixa?
Eu, como boa cinéfila, disse que escolheria cinco filmes de diferentes épocas e gêneros para mostrar o desenvolvimento do cinema. Depois de feita a tarefa, ficou pairando a dúvida: que filmes seriam esses? Por isso resolvi fazer esta lista com minhas escolhas, que não foram nem um pouco fáceis.
“Luzes da Cidade / City Lights” (1931): Se um alienígena visse os filmes da caixa e resolvesse descer na Terra, ele, infelizmente, teria uma boa chance de encontrar alguém que não gostasse muito de filmes clássicos. Mas dificilmente seria uma pessoa que nunca tivesse ouvido falar em Chaplin. De qualquer modo, esta comédia demonstra bem o que eram os filmes mudos e, melhor, o que eram os filmes mudos de Chaplin, misturando comicidade, preocupação social e romance.
“Cantando na Chuva / Singin’in the Rain” (1952): Todos merecem saber o que é um bom musical. E esse, considerado o melhor de todos os tempos, é uma explosão de alegria e muito talento. Duvido que um ET não fosse querer vir para cá se tivesse a chance de se divertir muito ao lado de Gene Kelly.
Janela Indiscreta / Rear Window (1954): Toda forma de vida inteligente deveria conhecer a obra de Hitchcock e esta seria uma excelente escolha. Com romance, suspense e uma bela mulher, é um filme indispensável. Além disso, serve para mostrar como o ser humano é curioso, motivo pelo qual se aventura em descobrir se há vida em outros planetas. 
“Oito e Meio / 8 ½” (1963): Todos têm o direito de saber o que nós passamos para fazer os filmes. Não é tudo um mar de rosas, mas sim algumas crises, muita cobrança e, de vez em quando, falta inspiração. Além do mais, duvido que em qualquer outro planeta haja um espécime tão belo quanto Mastroianni.
“O Poderoso Chefão / The Godfather” (1972): Todos os filmes citados são tão alto-astral que seriam capazes de iniciar uma invasão alienígena, tamanha é a propaganda positiva que fazem da Terra. Mas esta joia do gênero gangster mostra que nem tudo são flores em nosso planeta: violência, crime organizado, disputas familiares e protagonistas obesos também fazem parte da realidade.
Estes seriam os cinco filmes escolhidos por mim. Se você não acredita em vida extraterreste, pense na hipótese de ter de salvar apenas cinco filmes para as futuras gerações. Quais seriam os seus escolhidos?

18 comments:

Hugo said...

Ótimas escolhas, com certeza a caixa faria sucesso.

Destes filmes, eu apenas não assisti "Oito e Meio".

Até mais

As Tertulías said...

Maravilhosa lista... amo todos os cinco... mas o que maisme encanta neta tua escolha é o fato dela mostrar como amplo e diversificado é o seu gosto... como eclético é. Gosto de pessoas assim... amar diversidade é ser ao mesmo tempo inteligente e aberto. Chapeau!

Fê Falleiro said...

oie,
eu amo o poderoso chefão, é de longe meu the best off rsrsrs
Ainda quero vestir meu filho de cosplay do Don Corleone kkkkk
bjocas

Michelle Borges said...

Que post ADORÁVEL!!

Amei a sua ideia e, de todos, só não assisti - ainda! - "Oito e Meio" e "Janela Indiscreta", que pretendo assistir ainda hoje! Adoro filmes do Hitchcock e não sei porque demorei tanto para assistir esse. Ah, aliás, também não assisti "Luzes da Cidade", mas já comprei o DVD da coleção da Folha, hehe! Em breve vou me acabar na obra de Chaplin!

Também acho que "Cantando na Chuva" é o melhor musical e, se fosse salvar algum filme, seria ele. Outro que eu salvaria seria o "Guerra nas Estrelas", de 1977, a trilogia "O Senhor dos Anéis", algum do Woody Allen - provavelmente "Meia Noite em Paris" . "...E o vento Levou" também seria salvo, "Os Infiltrados", "O Poderoso Chefão", "Cinema Paradiso"...ai, são tantos. Provavelmente algumas animações da Disney, como Branca de Neve e Alice no País das Maravilhas...ahahaha, ai, muito difícil escolher apenas cinco filmes...

Obrigada pela dica!

Beijos,

Michas

http://michasborges.blogspot.com

Gilberto Carlos said...

Desses 5 filmes para a posteridade só não vi (ainda) Oito e meio de Fellini, que todos classificam como excelente.

Marcelo Castro Moraes said...

Embora concorde que Um Corpo que Cai tenha se tornado a maior obra prima atualmente, acredito que Janela Indiscreta ganhe esse posto um dia.

Rubi said...

Adorei sua lista! São ótimos filmes, principalmente Cantando na Chuva. A atuação do Gene Kelly dispensa comentários, não?

Caramba Lê, difícil essa ein? Mas acho que escolheria Freaks, College, O Grande Ditador, Uma Aventura na África e Cantando na Chuva.

ANTONIO NAHUD said...

Escolha realmente difícil...

O Falcão Maltês

Iza said...

Gostei demais da lista. O Poderoso Chefão é o meu predileto na lista. Adorei seu post.
Beijão <3

Suzane Weck said...

Ola querida LÊ,eu não sei qual seria a minha lista,teria de pensar muitooo.Por isso faço da tua ,a minha também sendo em 1@ lugar "Cantando na Cuuva" pois adoro a musica e o saudoso Gene Kelly.Beijus,

Anonymous said...

Adoro todos os filmes citados!
Musicais são encantadores, me fazem ir para outro mundo, cheio de fantasia e luz :)
Com certeza passarei aqui sempre!

Beijos.
http://pinupinsana.blogspot.com.br

Dilberto L. Rosa said...

Excelentes escolhas, mas 5 é muito pouco, mesmo para um ET! Tiraria "Luzes da Cidade" (Chaplin o alienígena teria que conhecer dos curtas, como "extras") e "Janela Indiscreta" e acrescentaria "Cidadão Kane" e um brasileiro, para os do outro mundo aprenderem minha Língua, né?! Difícil escolher um... "São Paulo S/A", "Rio 40º", Pagador de Promessas", "Assalto ao Trem Pagador"... Taí um novo desafio: 5 filmes brasileiros indispensáveis, que tal?! Abração, moça sumida (tem Cinema nostalgia dos anos 80 nos Morcegos)!

Bruno said...

As suas escolhas foram muito acertivas.Escolher apenas 5 títulos não é uma tarefa das mais fáceis.
Se eu fosse escolher optaria por filmes estrelados por Glenn Close, Meryl Streep e Jack Nickolson.
Abraço Lê.

Patt Baleeira said...

Lê,
adorei o texto!
5 filmes muito pouco né?
Hummm,vou tentar fazer a minha,rs.
beijos

Anonymous said...

Hello there, I found your site via Google while looking
for a related topic,

your site came up, it looks great. I've bookmarked it in my google bookmarks.

my webpage - http://www.linetoweb.com/

Anonymous said...

Hello my friend! I wish to say that this post is amazing,


nice written and include approximately all significant infos.
I would

like to see extra posts like this .

my weblog :: http://crescentedu.net/node/170

Anonymous said...

I’ve read some excellent stuff here. Certainly worth bookmarking for revisiting.
I surprise how so much attempt you put to create this
sort of magnificent informative site.

Feel free to surf to my homepage katalog24.org.pl

Anonymous said...

Hey there! I'm at work surfing around your blog from my new iphone 3gs! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your

posts! Carry on the great work!

Review my site ... http://Website.kamsgraphics.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

.

https://compre.vc/v2/335dc4a0346