} Crítica Retrô: A Arca de Noé (1928) / Noah’s Ark (1928)

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Sunday, June 12, 2022

A Arca de Noé (1928) / Noah’s Ark (1928)

 

Às vezes temos uma grata surpresa com um filme ou alguns filmes. Isso acontece quando um filme épico, cuja narrativa é ambientada no passado, mostra paralelos com o presente. Este é o caso do magnífico “Os Dez Mandamentos” de DeMille de 1923 - melhor que o remake sonoro de 1956, na minha opinião. Nele, há a história de Moisés seguida por uma história sobre os perigos de não se seguir os Dez Mandamentos neste mundo moderno e louco. Outro filme mudo que é um épico religioso mas faz comparações com o presente é “A Arca de Noé” (1928).  

Sometimes we’re pleasantly surprised by a movie or a couple of movies. This happens to me when an epic film, whose story is set in the past, shows parallels to the present. This is the case of DeMille’s magnificent “The Ten Commandments” from 1923 - better than the 1956 sound remake, in my opinion. In it, there is the Moses story followed by a story about the dangers of not following the Ten Commandments even in this modern, crazy world. Another silent movie that is a religious epic but draws comparisons with the present is “Noah’s Ark” (1928).

Nos primeiros minutos de projeção, as cartelas de texto, retiradas diretamente da Bíblia, nos contam sobre a construção da Torre de Babel e a adoração do Bezerro de Ouro. Corta para os tempos modernos, e as pessoas ainda estão adorando o dinheiro em bolsas de valores - lembre-se, este filme foi feito um ano antes da quebra da bolsa de Wall Street em 1929. Mas a história moderna que veremos começa antes, em 1914.

In the first minutes of projection, the title cards, taken directly from the Bible, tell us about the building of the Tower of Babel and the worship of the Golden Calf. Cut to modern times, and people are still worshipping money in stock markets - remember, this movie was made one year before the 1929 crash of Wall Street. But the modern story we’re following starts earlier, in 1914.

Um grupo de pessoas muito diferentes está viajando no Expresso do Oriente. Um pastor (Paul McAllister) está lendo a Bíblia na viagem e chama a atenção das pessoas ao seu redor. Todos zombam dele, dizendo que Deus não existe. De repente, um raio atinge e destrói uma ponte, causando um acidente com o trem. Muitos descrentes morrem no local, mas o norte-americano Travis (George O’Brien) e seu amigo Al (Guinn Williams) sobrevivem e ajudam uma garota alemã chamada Marie (Dolores Costello) a encontrar abrigo numa taverna.

A group of very different people is travelling aboard the Orient Express. A Minister (Paul McAllister) is reading the Bible while travelling and calls the attention of people around him. Everybody mocks him, saying there is no God. Suddenly, a thunder strikes and destroys a bridge, causing an accident with the train. Many non-believers die on the spot, but the American Travis (George O’Brien) and his friend Al (Guinn Williams) survive and help a German girl named Marie (Dolores Costello) to reach shelter in a tavern.

A guerra é declarada naquela noite, e Marie tem de fugir do local por ser alemã. Durante algum tempo, Al, Travis e Marie vivem felizes em Paris, intocados pela guerra. Quando os EUA declaram guerra, Al decide se alistar e Travis o segue, mesmo não querendo lutar contra os alemães por causa de Marie. Marie, que é artista, se junta a um grupo para entreter as tropas. Adivinha quem mais está neste grupo? Myrna Loy!  

War is declared that night, and Marie has to flee the place because she’s German. For a while, Al, Travis and Marie live happily in Paris, untouched by the war. When the United States declares war, Al decides to enlist and Travis follows him, even though he didn’t want to fight the Germans because of Marie. When the two boys are gone, Marie, who is an artist, joins a group to entertain the troops. Guess who else is there in the group? Myrna Loy!

E quando a arca de Noé entra na história, você deve estar se perguntando. Com quase 60 minutos de projeção, quando os personagens estão em uma situação muito difícil, nosso velho amigo pastor conta a velha história e diz que a guerra, assim como o dilúvio, veio para exterminar o ódio e o mal no mundo - se ele soubesse que uma guerra ainda pior estava para acontecer! A história bíblica então se desenrola em frente aos nossos olhos, com os mesmos atores da história principal interpretando os papéis, por exemplo: Paul McAllister como Noé, George O’Brien como Japheth, filho de Noé, e Dolores Costello como Miriam, criada de Noé e apaixonada por Japheth.

And when does Noah’s Ark enter the story, you might be asking. At almost the 60 minute mark, when the characters are in a very difficult situation, our old friend the Minister tells the ages-old story and says that the war, like the flood, came to end hate and wickedness in the world - if only he knew a worse war was coming! The Biblical story then unfolds in front of our eyes, with the same actors from the main story playing the parts, for instance: Paul McAllister as Noah, George O’Brien as Japheth, Noah’s son, and Dolores Costello as Miriam, Noah’s handmaid in love with Japheth.

“A Arca de Noé” é um destes curiosos filmes parcialmente falados que estrearam pouco depois de “O Cantor de Jazz” (1927). Há efeitos sonoros, canções e até mesmo alguns diálogos no filme. Como você deve imaginar, isso acontece porque o filme foi planejado como uma produção silenciosa, mas o cinema falado surgiu e houve uma mudança de planos. Com 135 minutos em sua estreia, “A Arca de Noé” sofreu diversos cortes, com muitas sequências com diálogos que não funcionavam bem sendo cortadas, e agora a única versão disponível tem 105 minutos de duração.

“Noah’s Ark” is one of those odd part-talkies released a little while after “The Jazz Singer” (1927). There are sound effects, songs and even some spoken dialogue in the film. As you might have imagined, this happens because the movie was planned to be a silent production, but sound came and the plans changed. Running 135 minutes in its release, “Noah’s Ark” suffered several cuts, with many talking sequences that didn’t work well being cut, and now the only version available is 105 minutes long.

As estrelas deste filme parcialmente falado tiveram experiências variadas com o cinema sonoro. Dolores Costello fez apenas alguns filmes falados, porque ela se casou com John Barrymore no mesmo ano em que “A Arca de Noé” foi feito. Eles se divorciaram em 1935, quando Dolores voltou para o cinema para fazer mais nove filmes antes de se aposentar definitivamente. George O’Brien, mais conhecido hoje como o protagonista de “Aurora” (1927), teve uma longa carreira na era sonora, se aposentando apenas em 1964.

The stars of this part-talkie had varied experiences with sound films. Dolores Costello made only a handful of them, because she got married to John Barrymore the same year “Noah’s Ark” was made. They divorced in 1935, when Dolores went back to cinema to make nine more movies before retiring for good. George O’Brien, better known today as the lead of “Sunrise” (1927), had a long career in the sound era, retiring only in 1964.

Noah Beery, que interpreta dois papéis vilanescos, trabalhava no cinema desde 1913 e fez uma boa transição para o falado, trabalhando em todo tipo de filme até sua morte em 1946. Paul McAllister teve em “A Arca de Noé” seu melhor papel, e trabalhou quase sempre sem receber crédito na era sonora. Louise Fazenda, que tem um pequeno papel neste filme, trabalhou também nos filmes falados, mas não com o mesmo sucesso que teve no cinema mudo. Dito isto, podemos afirmar que a pessoa mais bem-sucedida nos filmes sonoros que também esteve neste filme foi Myrna Loy, que tem duas falas aqui mas que se tornou uma das mais amadas estrelas na década seguinte.

Noah Beery, who plays two villainous roles, had been working in movies since 1913 and transitioned well to talkies, working in all kinds of movies until his death in 1946. Paul McAllister had in “Noah’s Ark” his best role, and worked almost always uncredited in the sound era. Lousie Fazenda, who has a small role in this movie, worked in the sound era as well, but not with the same success she had in silents. That being said, we can affirm that the most successful person in the sound era who was also in this movie was Myrna Loy, who has a couple of lines here but went on to become one of the most beloved actresses of the following decade.

Noah Beery

Assim como a maioria dos épicos da Era de Ouro de Hollywood, “A Arca de Noé” foi muito caro. Na parte da história bíblica, há grandes multidões de pecadores, cenários imensos e até um grande livro escrito com fogo. Obviamente, a sequência do dilúvio é o ápice, e também a parte mais comentada do filme. Várias fontes dizem que três figurantes se afogaram filmando a cena, um teve que amputar a perna e quase uma dúzia quebrou costelas e sofreu outros traumas. A quantidade de água utilizada foi cerca da mesma quantidade de uma piscina olímpica.

Like most epic films from the Golden Age of Hollywood, “Noah’s Ark” was very expensive. In the Biblical story part, there are big crowds of sinners, huge sets and even a massive book written with fire. Of course, the flood sequence is the highlight, and also the most talked about part of the movie. Various sources say that three extras drowned while filming the scene, one had to have his leg amputated and almost a dozen suffered broken ribs and other injuries. The amount of water used is said to be the same of an Olympic-sized swimming pool.

Há uma sequência silenciosa muito poderosa com o exército norte-americano marchando através de Paris. Marie assiste o desfile e podemos sentir seu desconforto, afinal, aqueles homens estavam indo matar o povo dela. Travis, animado no começo, olha em volta e vê um soldado sem uma perna e mulheres em luto pela perda de seus filhos e maridos na guerra. Quando ele vê Al, Travis decide se juntar também ao exército, deixando para trás Marie de coração partido. Ao se juntar ao desfile, Travis pergunta “Para onde vamos?” e recebe como resposta “Quem sabe ou se importa?”.  

There is a very powerful silent sequence featuring the North American army marching through Paris. Marie watches the parade and we can feel her discomfort, after all, those men are about to kill her people. Travis, excited at first, looks around and sees a soldier without a leg and women mourning the loss of their sons and husbands in the war. When he sees Al, Travis decides to join the army as well, leaving behind a broken-hearted Marie. As Travis joins the parade, he asks “Where to?” and receives as an answer “Who knows or cares?”.

Além do desastre criado por Deus, o grande dilúvio, “A Arca de Noé” fala de desastres criados pelo homem que são igualmente prejudiciais. Obviamente, a guerra é o maior desastre feito pelo homem, mas há também a adoração de falsos deuses. Quando o filme compara o dilúvio divino com a guerra, ele cria um precedente muito perigoso: ele chama a guerra de vontade de Deus, praticamente inocentando os líderes mundiais que começaram a guerra ou mesmo dizendo que eles estavam seguindo as ordens de Deus. Este é um discurso extremamente nocivo que o filme infelizmente apoia.

Besides the God-made disaster of the great flood, “Noah’s Ark” talks about man-made disasters that are as harmful. Of course, the war is the biggest man-made disaster, but there is also the worshipping of fake gods. When the movie compares the divine flood with the war, it creates a very dangerous precedent: it calls the war a will of God, practically saying that the world leaders who started the war were innocent or were simply following God’s orders. This is an extremely dangerous discourse that the film unfortunately backs up.

“A Arca de Noé” foi o primeiro trabalho de Darryl F. Zanuck como produtor e, tendo apenas 26 anos de idade, ele prometeu “fazer o maior filme já feito”. Seu grande filme foi um fracasso de bilheteria e também não agradou aos críticos. Entretanto, não é um filme ruim. Considerada a primeira produção notável dirigida por Michael Curtiz em Hollywood, “A Arca de Noé” é uma surpresa agradável que mistura - embora com resultados estranhos - o passado e o presente de uma maneira quase única.

“Noah’s Ark” was Darryl F. Zanuck’s first assignment as a producer and, being only 26 years old, he promised to “make the greatest picture ever made”. His great film was a box-office failure and didn’t please the critics either. However, it’s not a bad film. Considered to be the first notable production directed in Hollywood by Michael Curtiz, “Noah’s Ark” is a pleasant surprise that mixes - although with odd results - the past and the present in an almost unique way.

This is my contribution to the Second Disaster blogathon, hosted by Dubsism and Pale Writer.    

1 comment:

Filmes & Coleções do Cláudio said...

Texto muito bom, ainda não assisti esse. Posso te indicar alguns filmes para escrever uma crítica? A Caldeira do Diabo (1957), Amores Clandestinos (1959), Vontade Indômita (1949), Sob o Signo do Sexo (1959), Show Boat (1936), Na Noite do Passado (1942), O Fio da Navalha (1946) e Êxito Fugaz (1950). Por favor, são filmes que no mínimo gosto muito e no máximo AMO!
P. S. se possível, me segue no Instagram (filmescolecoesdoclaudio)
Desde já agradeço.

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